IBP lança programa de capacitação gratuita em parceria com Equinor e SBM Offshore para formação de profissionais no mercado offshore de petróleo e gás.
O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) está dando um passo importante para capacitar profissionais específicos no mercado offshore de petróleo e gás. Em parceria com Equinor e SBM Offshore, o IBP lança em fevereiro o programa “Offshore do Futuro”, uma iniciativa que visa proporcionar capacitação teórica e prática para aqueles que desejam atuar neste setor.
O programa é gratuito e oferece uma excelente oportunidade para quem busca uma formação sólida e conectada com as demandas atuais do mercado de petróleo e gás, que continua crescendo.
Sobre o programa de capacitação offshore para profissionais do setor de petróleo e gás
O programa “Offshore do Futuro” tem como objetivo principal a capacitação de profissionais que desejam ingressar no setor offshore de petróleo e gás. O IBP, por meio de sua Universidade Corporativa (UnIBP), organiza uma formação, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro.
- Que tal fazer um curso de Filosofia EAD no MEC sem pagar nada? Ministério da Educação libera inscrições em 2 cursos de Filosofia 100% EAD com direito a certificado gratuito
- Cursos gratuitos na Prática: Aprenda técnicas de Harvard para criar discursos impactantes e mobilizar pessoas
- Quer fazer um curso gratuito e EAD? Universidade Estadual convoca pessoas interessadas em Graduação Gestão Pública EAD
- Corre, inscrições até hoje! UFPR oferece cursos gratuitos de idiomas 100% gratuitos e online!
O curso tem duração de três meses e inclui uma combinação de módulos teóricos e práticos.
Ao longo do programa, os participantes terão acesso a uma formação abrangente que inclui temas importantes para o desenvolvimento de competências essenciais no setor offshore de petróleo e gás.
A capacitação é voltada para quem possui ensino técnico em áreas como mecânica, elétrica, eletrônica, química, automação e O&G, com o intuito de atender a crescente demanda do mercado offshore.
Como participar do programa do IBP?
As inscrições para o programa de capacitação serão abertas de 11 de fevereiro a 4 de abril e deverão ser realizadas no site da UnIBP, neste link: https://www.unibp.com.br/cursos/programa-offshore-do-futuro/
Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão ter, no mínimo, 18 anos e ensino técnico concluído em uma das áreas especificadas.
Além disso, é necessário possuir registro CFT válido, com protocolo em instituição reconhecida pelo MEC. Os candidatos selecionados passarão por um processo de seleção que inclui um teste de conhecimentos e uma avaliação de habilidades.
O processo seletivo é uma etapa importante para garantir que os profissionais que entrarão no programa de capacitação estejam alinhados com as exigências do setor offshore de petróleo e gás.
Módulos teóricos e práticos de capacitação offshore do IBP
Durante o curso, os participantes terão uma carga horária de 353 horas, sendo dividida entre módulos teóricos e práticos.
Os módulos teóricos serão realizados na sede do IBP e cobrirão conteúdos relacionados a conceitos de química, física, matemática e aspectos técnicos do setor de petróleo e gás.
Já o módulo prático ocorrerá no Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT), onde os alunos terão a chance de vivenciar a realidade do setor offshore e aprender com especialistas.
Durante o curso, os alunos também terão acesso a métodos inovadores de ensino, como a metodologia PBL (Aprendizagem baseada em problemas), que visa desenvolver competências práticas e de resolução de problemas, fundamentais para a atuação no setor offshore.
Além disso, o programa oferece uma bolsa-auxílio de R$ 1.400,00 para os participantes, ajudando a viabilizar sua dedicação total ao curso.
Durante a formação, os alunos serão monitorados por profissionais especializados, e farão avaliações periódicas sobre seu desempenho, contribuindo para garantir que os objetivos de capacitação sejam alcançados.
O IBP se compromete a oferecer aos alunos uma formação completa e que os preparem para atuar com excelência no setor de petróleo e gás, especialmente no mercado offshore.
Gostaria de poder participar, mas não estou habilitada nas áreas exigidas( sou Técnica de SHST, e talvez esta especialidade não se vai lecionar!) E também o tempo ja não permite, porque eu vivo em Angola e as inscrições ja quase vão feichar!
Surpreendente iniciativa… Que hajam mais projectos como este
Bem haja, e abençoados sejam os criadores desta iniciativa( ideia )
Tenho técnico de mecatrônica mas não tenho experiência