Início Tenenge concluiu a soldagem no gasoduto onshore do Terminal Gás Sul (SC); extensão ultrapassa 32km e corta municípios como Garuva, São Francisco do Sul e Itapoá. Projeto foi criado para diminuir dependência de gás da Bolívia

Tenenge concluiu a soldagem no gasoduto onshore do Terminal Gás Sul (SC); extensão ultrapassa 32km e corta municípios como Garuva, São Francisco do Sul e Itapoá. Projeto foi criado para diminuir dependência de gás da Bolívia

23 de junho de 2022 às 12:30
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Tenenge concluiu a sondagem no gasoduto onshore do Terminal Gás Sul (SC); extensão ultrapassa 32km e corta municípios como Garuva, São Francisco do Sul e Itapoá - Canva
instalação serve para armazenamento de gás – Fonte: Assessoria de imprensa

Agora, a obra do Terminal Gás Sul, localizada na costa de Santa Catarina (SC), está prevista para ir à aos processos finais de construção onshore. 

A empresa Tenenge anunciou nesta semana que terminou um dos processos de soldagem da obra do Terminal Gás Sul (SC) da Baía de Babitonga, em Santa Catarina (SC).  A extensão, conforme a instituição, estaria superando a marca de 32 km e corta alguns municípios, como no caso de Garuva, São Francisco do Sul e Itapoá. Vale salientar que, agora, a construção continuará com outros processos onshore, como os testes hidrostáticos e corte de ruas. 

Os soldadores responsáveis pelo ligamento das sessões de gasoduto atuaram com as valas previamente cavadas, o que automatizou o processo.  Marco Aurélio Barros, engenheiro e diretor de contrato responsável, afirmou que a obra teve reparos de apenas 3,2%, ou seja, o trabalho foi associado à agilidade do processo sem perder a qualidade na entrega. Segundo Marcos, esse dado específico mostra que a equipe está bem treinada e com alta capacidade de atuar com construções de grande relevância.

Artigos recomendados

Em coletiva de imprensa para o Click Petróleo e Gás, o engenheiro afirma que nenhum funcionário foi afastado devido ao acidente de trabalho. Durante todos os processos, utilizam os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, corretos. 

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil
Tradução: O Brasil poderá ter em breve um novo terminal de regaseificação na região Sul para compensar a redução das importações da Bolívia.

Como está o andamento da obra do Terminal Gás Sul? 

A obra do Terminal Gás Sul, também chamada do TSG, seguirá para as suas atividades finais voltadas para o setor onshore, como é o caso dos testes hidrostáticos e a criação de passagens sobre os rios e as vias públicas. Cada etapa desta conclusão é de extrema relevância porque garantirá  que nenhum cidadão estará sujeito a acidentes. 

Paulo Jorge Fernandes, engenheiro e Gerente de Produção do TGS, afirma que os processos finais são tão relevantes quanto os iniciais porque é através deles que se consegue garantir a maior qualidade de entrega  e satisfação ao cliente. 

O projeto: conheça mais sobre a sua história 

 O Terminal Gás Sul (TGS)  está sendo desenvolvido para atuar como Unidade de Armazenamento e Regaseificação Flutuante. A função desta usina é receber toda a produção de gás natural liquefeito e regaseificar mais de 165 milhões de toneladas deste produto diariamente antes de ser enviado para as casas brasileiras. O seu moderno sistema garante que haja um fluxo constante de gaseificação e trabalho nas 24 horas do dia. 

Como funciona o projeto da Tenenge?

Apesar de parecer um processo complexo, ele é mais simples do que parece: segundo a Tenenge, a transferência do gás de GNL de um navio para os dutos acontece por intermédio de uma configuração ship-to-ship, ou seja, de navio para navio. A configuração segue todas as jornadas nacionais previstas pela Marinha Brasileira e Diretoria de Portos e Costas (DPC). 

Assim que for recebido, o GNL será armazenado conforme a demanda  a ser exigida pela população. Ele é transportado de seu estado original até a Baía de Babitonga, onde cortará o município de Itapoá e irá até Garuva. Depois disso, o gás  será armazenado em um gasoduto pertencente à Bolívia-Brasil (GASBOL).

Fonte: Terminal Gás Sul

O Terminal de Gás de Santa Catarina (SC) está localizado na Baía Babitonga, a pelo menos 309 metros da costa. O estudo que mostrava a viabilidade do ponto mostrou que ali era o melhor local para se fixar. A Baía Babitonga conta com águas abrigadas que fazem com que o transporte de gás seja efetivado em menos tempo e maior produtividade. A construção também é afastada de moradias. 

Relacionados
Mais recentes