1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Suzuki Jimny: o pequeno gigante do mercado de carros usados no Brasil impressiona pela robustez e estilo único, ideal para quem busca aventura e resistência em qualquer terreno
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 14 comentários

Suzuki Jimny: o pequeno gigante do mercado de carros usados no Brasil impressiona pela robustez e estilo único, ideal para quem busca aventura e resistência em qualquer terreno

Escrito por Bruno Castilho
Publicado em 01/11/2024 às 23:08
Atualizado em 02/11/2024 às 14:03
Suzuki Jimny: o pequeno gigante do mercado de carros usados no Brasil impressiona pela robustez e estilo único, ideal para quem busca aventura e resistência em qualquer terreno
Suzuki Jimny 2012 (Imagem: Reprodução)

O Suzuki Jimny 1.3 16v 2012 é um dos veículos mais peculiares e versáteis no mercado de carros usados no Brasil. Com seu design compacto e robusto, ele é ideal tanto para o dia a dia nas cidades quanto para aventuras fora de estrada, como visitas ao sítio ou trilhas em terrenos desafiadores. Esse modelo possui dimensões reduzidas, com apenas 3,64 metros de comprimento e 1,60 metros de largura, o que facilita o estacionamento e a mobilidade em espaços urbanos. No entanto, seu ângulo de entrada de 37° e saída de 46° garantem uma performance fora do comum para off-road.

Além do estilo único, o Suzuki Jimny 1.3 16v 2012 é bem equipado para lidar com situações extremas. Com tração 4×4, ele oferece um modo reduzido que se torna essencial para terrenos como areia, lama e trilhas montanhosas. Embora sua potência possa parecer modesta — 85 cavalos de força com 11,2 kgf.m de torque, o Jimny surpreende pela leveza (apenas 1.090 kg), que permite uma experiência de direção ágil e confiável.

Mecânica do Suzuki Jimny 1.3 16v 2012

Outro ponto alto do Suzuki Jimny 1.3 16v 2012 é sua mecânica simples e confiável. A manutenção básica é acessível, e peças de reposição estão disponíveis em diversas oficinas e lojas online, o que facilita para os proprietários. No entanto, vale ressaltar que esse modelo foi projetado com eixo rígido, tanto na frente quanto atrás, o que torna sua suspensão mais firme e faz com que o conforto no asfalto seja um pouco mais “espartano” que o de um SUV tradicional. Mas para quem busca robustez, esse aspecto se torna uma vantagem: esse jipinho realmente não quebra fácil.

Para os amantes do lifestyle aventureiro, o Suzuki Jimny 1.3 16v 2012 é o carro perfeito. Com suas dimensões compactas e alto nível de resistência, ele se encaixa tanto nas ruas movimentadas quanto nos trajetos mais inusitados. E para quem gosta de customização, há ainda a possibilidade de adicionar acessórios e pneus especiais, ajustando-o ainda mais ao seu perfil. Em um mercado onde SUVs e crossovers dominam, esse jipinho se destaca por ser fiel ao conceito de um verdadeiro fora de estrada compacto. Preço FIPE do modelo está em 50 mil reais.

Uma joia do mercado de carros usados no Brasil

O Suzuki Jimny 1.3 16v 2012 é uma joia do mercado de carros usados no Brasil para quem não abre mão de um veículo compacto e altamente robusto. Apesar de não ser o carro mais confortável para uso diário, sua resistência e capacidade em terrenos difíceis fazem dele uma opção única para aventureiros e fãs de off-road. E aí, está pronto para se juntar ao clube dos apaixonados pelo Suzuki Jimny 1.3 16v 2012?

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
14 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Antônio Cavalcante
Antônio Cavalcante
02/11/2024 08:18

Bom carro. Tenho um 2010.
Não quebra fácil. Uso pneus 205, os originais dele eram os 215. É duro no dia a dia e duro para quebrar também.
Quanto ao desempenho, com a gasolina cheia de álcool, só consigo uns 8 km/ l.

Edgard Joaquim de Sant Anna Júnior
Edgard Joaquim de Sant Anna Júnior
02/11/2024 10:01

Tenho um 2011 hr, com 180k rodados, motor original. Não dá problemas

Pedro Paulo
Pedro Paulo
02/11/2024 10:16

Estou no meu terceiro suzuky. Tive um Vitara 93, um Samurai 95 e agora tenho um Jimny 10/11, com 46 mil km. Coloquei amortecedores off road, subi 2 pol e troquei por pneus Maxxis, mais adequados para passeios na terra e barro. São veículos fortes, manutenção não muito cara. Gosto muito e recomendo.

Roberto Vasconcelos
Roberto Vasconcelos
02/11/2024 11:12

Tive um 2010, comprei de 2a mão, mas zerado!
O que mais gostava: era valente e nunca me deixou na mão nas dunas do Ceará.
O que menos gostava: bem apertado por dentro, durinho e não corre muito, inseguro nas ultrapassagens ultrapassadas e péssimas rodovias do Brasil.
Mas….não quebra fácil.

José Vicente
José Vicente
02/11/2024 12:55

O Jimny não tem tração 4×4 “on demand” como descrito. Ele tem tração 4×4 e 4×4 reduzida selecionável por botões no painel. São coisas diferentes. On demand normalmente é um veículo com tração dianteira e conforme a demanda a tração traseira é acionada
Ou seja, não serve pra nada, e é o que equipa a maioria desses pseudo SUVs que estão por aí

Tags
Bruno Castilho

Jornalista com foco em petróleo e gás, investimentos e oportunidades no mercado nacional.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x