A Toyota não lançou muitos SUV elétrico compacto. Mas isso foi até agora! Isso porque, agora a marca já vem testando um protótipo de um novo SUV da montadora japonesa que entra no mercado de veículo elétricos nos próximos anos.
Em dezembro de 2021, a Toyota surpreendeu-nos com mais de uma dezena de novos modelos SUV elétrico compacto. Atrás do palco há um pequeno crossover amarelo chamado Small SU EV. Este carro pode ser o nosso protótipo.
Quais seriam as características do SUV elétrico compacto
As fotos do novo protótipo do SUV elétrico compacto que vem circulando pelas ruas mostram uma silhueta que lembra claramente o C-HR. Portanto, também pode ser uma nova geração do modelo. O esboço do protótipo é muito semelhante ao estudo do novo C-HR mostrado no início de dezembro.
As fotos dizem que existem um com um retângulo cinza na frente e sem placa, e outro com um elemento dourado em negrito na frente com uma placa. O elemento retangular na frente pode ser o elemento de resfriamento do radiador, insinuando o motor de combustão interna. Isso representará o C-HR, que deve ser lançado não apenas como um híbrido completo, mas também como um híbrido plug-in pela primeira vez. Na parte traseira do modelo com placas de Colônia, as saídas de exaustão também podem ser vistas à direita:
- Isso não pode estar certo: O Cybercab da Tesla finalmente chegou, mas sem um recurso extremamente básico que está deixando os fãs perplexo
- O motor 1.4 fire evo, muito popular nos veículos Fiat, pode consumir óleo excessivamente? Descubra tudo sobre retífica e manutenção desse motor!
- Quanto custa a retífica de um motor TSI EA888 de Jetta: Defeito crônico é culpa da Volkswagen?
- 5 carros esportivos que valem a pena até 30 mil reais: Honda, Suzuki, Mazda e mais
SUV elétrico compacto poderá ter duas versões
Ambos os modelos, o novo C-HR e o bZ2X, provavelmente serão baseados na mesma plataforma: a nova arquitetura E3 da Toyota. Diz-se que incorpora elementos da plataforma do motor de combustão interna TNGA-C (a base do atual C-HR) e da plataforma elétrica e-TNGA (a base do bZ4X).
Mais importante, no entanto, ele pode suportar veículos elétricos puros, além de híbridos e híbridos plug-in. Como tal, o grau de eletrificação deve ser flexível para atender à demanda, disse um executivo da Toyota no início de dezembro. Isso poderia até tornar possível um C-HR elétrico.
No geral, a abordagem ágil do E3 é uma boa opção para a Toyota, já que a montadora japonesa ainda não acredita muito em veículos elétricos puros. No entanto, o Japão parece estar atento ao desenvolvimento do mercado europeu, onde os veículos elétricos representam atualmente mais de 10 por cento do mercado. Portanto, podemos esperar mais EVs da Toyota no futuro.
Até 2026, nada menos que seis modelos SUV elétrico compacto serão lançados na Europa. Por exemplo, o Toyota bZ3 também está planejado; o sedã elétrico competirá com o Tesla Model 3 na China e na Europa.