Sustentabilidade nos portos e estaleiros – Saiba como acontece na prática

Valdemar Medeiros
por
-
30-12-2020 13:52:49
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Sustentabilidade - portos - estaleiros Sustentabilidade nos portos e estaleiros

Como funciona a sustentabilidade dos portos e estaleiros no Brasil? Especialistas respondem e se atentam cada vez mais para essas questões

Os portos e estaleiros brasileiros dispõem de tecnologia para o manejo da sustentabilidade de suas atividades. O que falta segundo especialistas é a padronização das estratégias para atuar na prevenção e contingência dos impactos ambientais inerentes às operações portuárias.

Leia também

Portos e estaleiros e a sua importância para a economia

Os portos e estaleiros brasileiros possuem uma grande importância para o desenvolvimento econômico de diversos países, como é o caso dos portos brasileiros, os quais são responsáveis por mais da metade das importações e exportações. Diante disso, existe uma questão muito importante para ser lembrada, repensada e executada pelas autoridades portuárias, a sustentabilidade dos terminais portuários.

Essa preocupação é decorrente das diversas alterações feitas pelos portos e estaleiros em suas localidades, como emissões de gases poluentes, emissão de resíduos sólidos, alterações nos ecossistemas próximos, e entre outros impactos.

Portanto, há necessidade de uma gestão ambiental bem estruturada, visando cada vez mais evitar impactos ambientais negativos em zonas portuárias, trazendo benefícios tanto para os terminais portuários e estaleiros, quanto para a sociedade. Este trabalho, então, executa um estudo bibliográfico sobre o conceito de sustentabilidade a fim de entender e alinhar ao setor portuário aplicando aos terminais públicos.

Porto de Santos é exemplo de sustentabilidade

A Sustentabilidade Ambiental no Porto de Santos tornou-se parte indissociável do seu negócio. Em 1999 foi estruturada a área de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, voltada para o gerenciamento ambiental das atividades desenvolvidas no Porto Organizado, respondendo pelo planejamento e organização do uso dos espaços situados no Porto Organizado.

A SPA centraliza as informações ambientais provenientes das ações executadas por cada arrendatário situado no Porto ou ainda pelos diferentes operadores e navios que nele atracam.

Compete à SPA, enquanto administradora do Porto de Santos, acompanhar o atendimento à legislação ambiental por cada ator que se utiliza do complexo portuário santista para exercer suas atividades.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe