A Stellantis está desenvolvendo e testando uma nova tecnologia que pode mudar o futuro dos carros elétricos, acabando de uma vez por todas com dificuldades de autonomia e demora de carregamento.
Uma parte do futuro do mercado automotivo se vê nos carros elétricos, entretanto a autonomia e o recarregamento desses veículos são pontos que devem ser revisados. A chegada de uma nova tecnologia da Stellantis pode mudar totalmente esse cenário. O Grupo automotivo Stellantis está testando uma pista onde os carros elétricos são recarregados simplesmente ao passarem em estradas específicas, desenvolvidas com o intuito de carregar sem utilizar nenhum cabo ou fio.
Tecnologia da Stellantis utiliza carregamento por indução
A inovação da Stellantis recebeu o nome de Dynamic Wireless Power Transfer, ou DWPT, um sistema de bobinas instaladas sob a pista, sendo responsáveis por transferir energia para os carros elétricos diretamente, sem que seja necessário parar em estações de carregamento.
A nova tecnologia pode se adaptar a qualquer modelo por meio de um receptor especial, que leva energia gerada na infraestrutura do asfalto diretamente ao motor elétrico, ampliando sua autonomia e preservando a carga das baterias.
- China e Stellantis anunciam mega investimento de €4 bilhões em fábrica de baterias na Espanha
- O mistério do Bugatti perdido: Um carro avaliado em US$ 100 milhões que nunca foi encontrado
- Novo Kombi, mas da Fiat? Empresa registra Fiat Doblò no Brasil e causa ansiedade nos fãs do utilitário! Será que ele vai voltar?
- Assista o momento em que um motorista furioso destrói um carro novo na concessionária enquanto exige furiosamente o reembolso
O projeto-piloto da Stellantis é organizado pela A34 Brebemi, empresa da operadora global de infraestrutura de transporte, focada em soluções no mercado automotivo. O trabalho na “Arena of The Future” mostra que um BEV, como é o caso do e-500 da Fiat, marca pertencente à Stellantis, está pronto para testar a nova tecnologia, alcançando velocidades típicas de estrada sem consumir a energia da bateria.
Volvo também começa a testar carregamento de carros elétricos sem fio
Além da Stellantis, a multinacional Volvo também deu início a testes para soluções de carregamento na Suécia. O teste estuda a possibilidade de carregar um carro elétrico apenas deixando-o em um estacionamento.
Os modelos da empresa contam com uma bateria de íon de lítio modificada e o seu design é semelhante ao das baterias utilizadas por notebooks e eletrônicos.
Quando se trata desses dispositivos, a bateria de lítio pode ser carregada sem utilizar nenhum fio, usando o carregamento por indução, semelhante ao que a Volvo e a Stellantis vem testando nos carros elétricos.
Demora no carregamento dos carros elétricos pode sumir
Nos Estados Unidos, a empresa Magment desenvolveu um concreto magnetizado que ajuda na reposição da bateria de um carro elétrico enquanto ele estiver se movimentando, para evitar que o motorista precise esperar por muitas horas para recarregar o veículo.
A empresa tem como objetivo desenvolver, projetar e instalar esse formato de concreto, podendo carregar os veículos com 95% de eficiência.