Starlink, empresa de Elon Musk, e companhia de internet da SpaceX se preparam para entrar no mercado brasileiro; equipamentos já foram liberados pela Anatel

Valdemar Medeiros
por
-
26-05-2021 10:00:04
em Indústria e Construção Civil
Starlink - elon musk - Anatel - Spacex Ilustração da constelação Starlink ao redor da Terra. Fonte: SpaceX

A empresa de sistemas aeroespaciais SpaceX, do famoso Elon Musk, realizou instalações e lançamentos orbitais, ampliando o alcance da Starlink, uma provedora de internet via satélite do empresário, que poderá se tornar literalmente móvel em breve, sendo possível utilizar a internet de qualquer lugar. A Anatel autenticou duas antenas da empresa.

Leia também

Starlink da SpaceX no Brasil – Como funciona a internet via satélite de Elon Musk?

Apesar dessa novidade de Elon Musk ainda não ter chegado no território brasileiro oficialmente, a companhia de internet Starlink já está se preparando para chegar no mercado nacional. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autenticou duas antenas de satélite da empresa, que serão instaladas nas estações do provedor em terra, podendo chegar no país em fases de teste ainda no último semestre desse ano. Foram duas versões da antena Gateway V3 certificadas pela Anatel, em que a única diferença era a frequência de suas operações.

O equipamento foi classificado pela Anatel como transceptor para estação terrena. No certificado emitido pela Anatel para a antena, é possível observar que ela opera na banda Ku e possui uma capacidade de transmissão de até 4 Gb/s.

A certificação da Anatel em relação aos equipamentos é apenas o primeiro passo para a chegada da empresa de Elon Musk no Brasil, porém, ainda será necessário que a Starlink peça a certificação da Anatel para as antenas que serão instaladas nas casas dos clientes.

Entenda melhor a novidade do empresário Elon Musk

Já são aproximadamente 1,6 mil satélites lançados no espaço e mais de 10 mil assinantes do serviço em seis países que estão fazendo parte da fase de testes da Starkink e SpaceX. As pré-encomendas já alcançaram mais de meio milhão de pedidos no Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia, Estados Unidos, México e Austrália.

No Brasil, apesar da beta chegar só no fim do semestre deste ano, já é possível encomendar a instalação da Starlink com a SpaceX. Para se registrar, será necessário pagar uma taxa de US$ 99 e para a compra do kit do roteador e da antena, com o valor é de US$ 499. A SpaceX comentou que a internet da Starlink deve chegar a velocidades de 50 Mb/s a 150 Mb/s e o ping chegando a 20 ms e no máximo 40 ms.

Conheça a empresa do bilionário Elon Musk

A companhia do bilionário que fornece serviços espaciais, SpaceX, surgiu em 2002 com a missão de reduzir os custos de transporte espacial. Ela foi a primeira empresa privada a levar ao espaço um ônibus espacial, em 2010, e também a primeira a enviar uma espaçonave para a Estação Espacial Internacional (IEE) em 2012.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.