Siemens vai fabricar 70 turbinas em sua fábrica na Bahia e muitos empregos serão gerados no estado

Flavia Marinho
por
-
25-01-2021 08:24:17
em Energia Renovável
Siemens - empregos - bahia

Muitos empregos para Bahia! Siemens fecha contrato bilionário para implantar 70 turbinas no parque eólico Santo Agostinho – RN, da francesa Engie

Boas notícias para a Bahia, a Siemens Gamesa (SG) aproveitou a retomada do mercado renovável no Brasil e alcançou seu segundo grande contrato no país em dois meses. A subsidiária da Siemens fornecerá à empresa francesa Engie 70 turbinas do modelo 5.X, que serão construídas em sua fábrica de Camaçari – BA e podem gerar muitos empregos na região. O primeiro contrato da SG no Brasil foi para o parque eólico tucano de 312 MW assinado em abril de 2020.

ANÚNCIO

Leia também

O equipamento será implantado no parque eólico Santo Agostinho, localizado no Estado do Rio Grande do Norte. O complexo de energia será capaz de gerar 434 MW.

A plataforma 5.X alcança uma das mais altas potências do segmento eólico onshore graças aos seus grandes rotores. A soma desses fatores permite que você atinja “um dos custos de energia mais competitivos do mercado”, segundo fontes da Siemens

O grupo renovável, que tem uma implementação industrial no Brasil, logo ganha outro grande contrato nesse mercado. Em dezembro, ele fechou um contrato de fornecimento de mais 465 MW.

Tanto este projeto quanto o da Engie, a energia produzida será vendida por meio de dois contratos de compra e venda de energia elétrica, (PPA) e destacarão o crescimento da energia eólica no Brasil, apesar de não haver leilões de energia renovável no país em 2020.

Os PPAs fornecem uma maneira de as corporações bloquearem um preço de energia e fornecerem estabilidade de seus custos de energia no médio prazo, a preços competitivos em comparação com as previsões de preços spot.

Fabricação das turbinas será na fábrica da Siemens, na Bahia, e pode gerar empregos na região

“Este acordo ressalta o quão atraente a plataforma Siemens Gamesa 5.X está se tornando globalmente, e temos o prazer de continuar desenvolvendo uma parceria estreita com a Engie no Brasil, além disso. O país está realmente se tornando um farol para a energia eólica na América Latina”, disse Lars Bondo Krogsgaard, CEO do negócio Onshore da Siemens Gamesa.um sistema que define preços e dá estabilidade aos operadores, que não devem estar atentos à evolução dos preços de mercado.

A Siemens adiciona contratos de 1,21 GW no Brasil com turbina 5.X. Globalmente são 2,2 GW com o mesmo modelo. Um volume muito significativo nesta indústria e atingiu em menos de dois anos desde o lançamento comercial da turbina eólica.

E o mais importante é que a Siemens Gamesa construirá as novas turbinas no Brasil, em sua fábrica de Camacari, no Estado da Bahia e pode gerar empregos na região. Brasil ocupa o sétimo lugar mercado eólico do mundo. Possui 17 GW de capacidade instalada.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.