1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Pesquisadores conseguem adaptar motor a Diesel para funcionar com hidrogênio — reduz emissões de CO2 em 85%
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 2 comentários

Pesquisadores conseguem adaptar motor a Diesel para funcionar com hidrogênio — reduz emissões de CO2 em 85%

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 04/02/2025 às 13:08
Atualizado em 05/02/2025 às 17:36
Diesel, hidrogênio
O sistema de injeção direta de combustível duplo de hidrogênio-diesel foi desenvolvido por uma equipe do Laboratório de Pesquisa de Motores da UNSW

Uma inovação promissora! Conheça o motor híbrido diesel-hidrogênio que pode reduzir as emissões de CO₂ em até 85% e transformar o setor de transportes.

A proibição de motores a combustão na Europa a partir de 2035 está impulsionando uma revolução tecnológica no continente. Montadoras e centros de pesquisa disputam a liderança na criação de sistemas de propulsão alternativos. Enquanto os motores elétricos e as células de combustível de hidrogênio ganham espaço, uma abordagem alternativa tem chamado a atenção: adaptar motores diesel convencionais para funcionar com hidrogênio.

Pesquisadores da Universidade de New South Wales (UNSW), na Austrália, desenvolveram uma tecnologia inovadora que converte motores diesel tradicionais em sistemas híbridos de hidrogênio-diesel.

Essa abordagem reduz as emissões de CO2 em mais de 85%, oferecendo uma solução rápida e viável para a redução da pegada de carbono na indústria de transportes.

Além disso, a viabilidade econômica dessa conversão torna o processo ainda mais atrativo para setores que dependem de combustíveis fósseis.

Como funciona o motor híbrido diesel-hidrogênio?

A tecnologia desenvolvida pela equipe da UNSW utiliza um sistema de injeção direta de combustível duplo, permitindo que o motor opere com até 90% de hidrogênio.

Esse avanço reduz as emissões de CO2 para apenas 90 g/kWh, representando uma queda de 85,9% em relação a motores diesel convencionais. Isso se traduz em um impacto ambiental significativamente menor e um grande passo rumo à sustentabilidade.

Diferentemente de outras soluções que exigem grandes modificações na infraestrutura, esse sistema pode ser instalado em motores já existentes.

Isso significa que caminhões, máquinas agrícolas e equipamentos de mineração poderiam ser adaptados para operar com hidrogênio em poucos meses, tornando essa alternativa mais acessível e rápida de implementar.

O baixo custo de conversão e a disponibilidade de motores a diesel tornam essa solução mais viável para uma ampla gama de aplicações.

O sistema de injeção direta de combustível duplo de hidrogênio-diesel foi desenvolvido por uma equipe do Laboratório de Pesquisa de Motores da UNSW

A chave do sucesso: injeção direta de hidrogênio

A grande inovação desse sistema é a injeção direta de hidrogênio, que resolve um dos principais desafios dos motores a hidrogênio: a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx).

O professor Shawn Kook, líder da pesquisa, explica que a simples adição de hidrogênio ao motor pode aumentar os níveis de NOx.

No entanto, ao estratificar o hidrogênio no cilindro, a equipe conseguiu minimizar essas emissões para valores inferiores aos de motores puramente a diesel.

Outro diferencial do sistema é que ele não requer hidrogênio de alta pureza, um fator que reduz significativamente os custos operacionais.

Além disso, a eficiência do motor foi aprimorada em mais de 26%, tornando a solução ainda mais atrativa para indústrias que dependem de motores a diesel.

Com essa eficiência adicional, o consumo de combustível também é reduzido, aumentando a economia para empresas e operadores.

Aplicabilidade industrial e desafios a serem superados

Os setores industrial e de transportes podem se beneficiar imensamente dessa inovação, especialmente em ambientes onde já existe infraestrutura para distribuição de hidrogênio.

Mineração, agronegócio e logística são algumas das áreas que podem reduzir drasticamente suas emissões de gases de efeito estufa sem precisar substituir toda sua frota.

Isso significa que a transição para um transporte mais limpo pode ocorrer de forma gradual, sem comprometer a produtividade dos setores.

Entretanto, desafios ainda precisam ser superados antes que a tecnologia se torne amplamente adotada. O armazenamento e transporte de hidrogênio ainda representam um obstáculo significativo.

Caminhões e máquinas que operam em regiões remotas podem enfrentar dificuldades para abastecer com hidrogênio de forma consistente.

Novas soluções de armazenamento, como tanques de alta eficiência ou hidrogênio em estado sólido, precisam ser desenvolvidas para tornar a transição viável em larga escala. Estudos recentes indicam que avanços nesse setor podem reduzir significativamente as limitações logísticas.

Conversão de motores a Diesel é o futuro?

A conversão de motores diesel existentes para sistemas híbridos de hidrogênio-diesel representa uma solução prática e eficaz para reduzir as emissões de CO2 sem esperar por avanços em novas tecnologias.

Com investimentos e incentivos adequados, essa abordagem pode acelerar significativamente a transição para um transporte mais limpo e acessível a todos os setores da economia.

O trabalho da equipe da UNSW destaca o potencial de inovações que aproveitam infraestrutura já existente, reduzindo custos e permitindo uma adoção mais rápida. No cenário global, iniciativas como essa são essenciais para alcançar as metas climáticas e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

Com informações de unsw.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
16 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tiago Lemos
Tiago Lemos
05/02/2025 17:17

E o H2 vão tirar de Onde!? Não existe produção de H2 Verde disponível para utilizar nestes motores, isso é uma invenção adaptação, ultrapassada! Não se aplica

Tiago Lemos
SPI Soluções Sustentáveis
(11)91550-9369

Marco
Marco
06/02/2025 07:35

Acredito que como descrito no livro A economia do Hidrogênio, a fonte será água obtido pela hidrólise, como ocorre no processo de fotossíntese utilizado energia fotovoltaica. O desafio é ter células de carga viáveis.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x