A empresa australiana de energia Santos deve comprar seu compatriota Quadrant Energy por US $ 2,15 bilhões, além de possíveis pagamentos contingentes relacionados aos recursos da recente descoberta de petróleo Dorado.
A Quadrant Energy é detentora de gás natural e produção de petróleo, ativos de desenvolvimento, avaliação e exploração de médio e longo prazo em mais de 52.000 km2 de área plantada, principalmente na bacia de Carnarvon, WA, a maior província offshore de petróleo e gás natural da Austrália.
A empresa atingiu recentemente o que se acredita ser a maior descoberta de petróleo da Austrália em anos no poço Dorado-1.
A participação da Quadrant na produção dos ativos em 2017 foi de 19 milhões de barris de óleo equivalente (mmboe).
- Com salários de até R$ 8,4 mil, novo concurso Cisru 2025 oferece 118 vagas de níveis médio, técnico e superior em MG
- Que tal trabalhar na indústria de óleo e gás? Ocyan abre diversas vagas de emprego, incluindo oportunidades para PCDs e aprendizes; Veja como participar do processo seletivo
- Revolução das motos de 2025: Conheça os 5 modelos que vão dominar as estradas do Brasil e da Europa!
- FARAÔNICO! Estádio do Flamengo, custando R$ 2 BILHÕES, será a MAIOR obra da HISTÓRIA do futebol brasileiro, ficando em 2º em toda América Latina
De acordo com Santos, as reservas do Quadrant 2P no final de 2017 eram de 220 mmboe (~ 75% desenvolvidas). Os ativos convencionais de gás natural da Quadrant incluem uma significativa sobreposição de portfólio com Santos, proporcionando uma oportunidade de realizar sinergias de combinação de materiais estimadas em US $ 30 a US $ 50 milhões por ano, disse Santos.
Fundamentação
Santos disse que a aquisição da Quadrant estava “totalmente alinhada com a estratégia de crescimento de Santos para construir posições de infraestrutura existentes em torno dos principais ativos da empresa”.
A empresa disse: “A Quadrant oferece a operação dos atuais centros de gás de Santos em WA, proporcionando flexibilidade para otimizar as operações e posicionar Santos para capturar valor das oportunidades de reaterro e de gás de terceiros. Também fortalece a expertise operacional e a capacidade de operação offshore de Santos para impulsionar futuras oportunidades de crescimento em todo o offshore WA e no norte da Austrália. ”
“O portfólio da Quadrant de ativos de gás natural doméstico convencionais de alta margem apoiados por contratos de longo prazo e vinculados ao CPI proporcionam fluxos de caixa fortes e estáveis e complementam as receitas predominantemente ligadas ao petróleo de Santos”.
Santos pagará US $ 2,15 bilhões adiantados em dinheiro, além de pagamentos contingentes vinculados à certificação de recursos 2C de óleo / líquidos da Dorado de mais de 100 milhões de barris e à decisão futura do FID; e Royalty sobre qualquer receita futura do projeto Bedout Basin (excluindo a produção de óleo / líquidos Dorado).
Para uma análise detalhada dos pagamentos contingentes da Dorado, veja o gráfico abaixo, conforme compartilhado por Santos:
Conforme relatado na semana passada, o parceiro da Quadrant no Dorado Carnarvon Petroleum disse que o Dorado continha cerca de 171 milhões de barris de petróleo (2C), tornando-se um dos maiores recursos petrolíferos já encontrados na North West Shelf.
Santos financiará a aquisição de recursos de caixa existentes e US $ 1,2 bilhão em novas linhas de crédito comprometidas. Santos tinha US $ 1,5 bilhão em caixa em 30 de junho de 2018.
Diretor de Santos: “Este quadrante vai nos ajudar a ser o principal fornecedor de gás na Austrália”
Embora a descoberta de petróleo em Dorado seja certamente empolgante, comentando a aquisição da Quadrant, o diretor-gerente da Santos concentrou-se nos ativos de gás da Quadrant Energy.
O diretor-gerente e CEO da Santos, Kevin Gallagher, disse: “Esta aquisição proporciona maior propriedade e operação de um portfólio de alta qualidade de ativos de gás natural Western Australia australianos de baixo custo e longa vida que são bem conhecidos por Santos e fortalecem significativamente capacidade operacional offshore ”.
“É um valor material positivo para os acionistas de Santos e avança a meta de Santos de ser o principal fornecedor doméstico de gás natural da Austrália.”
“A transação reduz nosso fluxo de caixa livre previsto para 2018 em relação ao preço do petróleo por mais US $ 4 / bbl e os fluxos de caixa estáveis do Quadrant proporcionam maior segurança durante o próximo período de grande entrega de projetos de crescimento.”
“Estamos ansiosos para receber a equipe da Quadrant para a família Santos e integrar nossas operações na Austrália Ocidental.”
CEO do Quadrant: novo capítulo emocionante
A Quadrant Energy foi estabelecida em 2015 após a conclusão da aquisição da Apache Energy pela Brookfield e pela Macquarie Capital.
Comentando as notícias sobre o Santos, o CEO da Quadrant Energy, Brett Darley, disse estar “extremamente orgulhoso de toda a equipe da Quadrant Energy que, nos últimos três anos, transformou o Quadrant em um negócio autônomo altamente bem-sucedido”.
“Fornecemos excelência operacional, excelentes resultados em nosso programa de exploração e integramos com sucesso todo um novo modelo de negócios em toda a empresa. Tudo isso foi conseguido com um forte foco no meio ambiente e no compromisso com a saúde e a segurança de nosso pessoal ”, disse Darley.
“Em nome da Quadrant Energy, gostaria de dizer o quanto estou satisfeito por fazer parte deste acordo com Santos e nossos negócios e pessoas estão bem posicionadas para este novo e excitante capítulo como parte de um produtor nacional e internacional de petróleo e gás.”
Sujeito aos consentimentos consuetudinários e aprovações regulatórias, a transação deverá ser concluída até o final de 2018.
FPSO BW Adolo chega às águas do Gabão
O FPSO BW Adolo da BW Offshore chegou ao largo do Gabão e prepara-se para a instalação e produção no campo Tortue nos próximos meses
O campo de Tortue é uma…