1. Início
  2. / Construção
  3. / Roc Stratolaunch, o maior avião do mundo, com a maior asa, medindo 117 metros, 6 motores e com um dos mais estranhos designs do mundo, concluiu ontem (16/01) o primeiro voo de teste atingindo 330 KM/h de velocidade
Tempo de leitura 4 min de leitura

Roc Stratolaunch, o maior avião do mundo, com a maior asa, medindo 117 metros, 6 motores e com um dos mais estranhos designs do mundo, concluiu ontem (16/01) o primeiro voo de teste atingindo 330 KM/h de velocidade

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 17/01/2022 às 09:24
Stratolaunch - Roc - aviao - voo - hipersônico
Roc Stratolaunch

Stratolaunch usará Roc, o maior avião do mundo, como plataforma para lançar uma série de veículos hipersônicos, chamados Talon

O gigantesco avião, que começou com o apoio do falecido bilionário de Seattle Paul Allen, decolou do Porto Aéreo e Espacial de Mojave, na Califórnia, às 11:47 da manhã de ontem (16/01) para seu terceiro voo de teste. A aeronave Roc de seis motores da Stratolaunch, nomeada em homenagem a um mítico pássaro gigante, é o maior avião do mundo em envergadura de asa. O Roc tem 117 metros de ponta-a-ponta. A título de comparação, o maior avião comercial do mundo, o Antonov An-225, tem 88 metros de envergadura, e o Airbus A380, o maior avião de transporte de passageiros, tem 79,7 metros!

Leia também

Os executivos da empresa prometem uma taxa mais alta de atividades de voo este ano, incluindo o primeiro voo de um veículo de teste hipersônico.

O voo atendeu a todos os objetivos da empresa, incluindo testar a retração e extensão do trem de pouso na fuselagem esquerda. O voo bem-sucedido “significava que estávamos um passo mais perto do voo hipersônico”, disse Zachary Krevor, presidente e diretor de operações da Stratolaunch, em uma ligação com repórteres após o voo.

Assista o vídeo abaixo e assista a transmissão ao vivo do voo de teste do maior avião do mundo!

O voo ocorreu quase nove meses após o voo de teste Roc anterior. Isso, por sua vez, ocorreu dois anos após o voo inaugural do avião, originalmente desenvolvido para servir como plataforma para um sistema de lançamento aéreo. Após esse primeiro voo, a empresa mudou de propriedade e mudou de direção para se concentrar em testes de voo hipersônicos.

O avião retornou ao aeroporto quatro horas e 23 minutos depois de um voo que levou o avião a um pico de altitude de mais de 7.160 metros e velocidade máxima de 330 quilômetros por hora.

Stratolaunch usará a Roc como plataforma para lançar uma série de veículos hipersônicos, chamados Talon

Sob essa nova direção, a Stratolaunch usará a Roc como plataforma para lançar uma série de veículos hipersônicos, chamados Talon. Um protótipo de veículo, chamado TA-0, será pilotado para um teste de queda sobre o Oceano Pacífico. Isso será seguido pelo primeiro veículo motorizado, TA-1, logo no final do ano.

Esse cronograma exigirá que o Stratolaunch acelere o ritmo dos testes de aeronaves. “Você nos verá voando com mais frequência”, disse Daniel Millman, diretor de tecnologia da Stratolaunch, na ligação. “Antes do final do ano, planejamos e esperamos lançar nosso primeiro veículo de teste hipersônico.”

O próximo voo testará a retração de todo o trem de pouso do avião. “É aí que podemos realmente começar a expansão do envelope a sério”, disse Millman. No voo seguinte, a empresa instalará o pilão no segmento da asa central ao qual os veículos Talon serão anexados.

Krevor e Millman se recusaram a dar um cronograma para o próximo voo de teste, afirmando que dependerá da revisão dos dados deste voo. O número de voos de teste também dependerá do desempenho do veículo, pois eles aumentam gradualmente a altitude e a velocidade do Roc para aquele “comparável ao que você espera de um avião comercial”, disse Krevor. “Será nosso objetivo concluir a expansão do envelope até o final deste ano, e o número de voos será ditado pelo desempenho da aeronave.”

Tanto o TA-0 quanto o TA-1 estão quase concluídos, disse Millman, incluindo a ativação do TA-1 pela primeira vez no mês passado. Ele acrescentou que a empresa está trabalhando “de mãos dadas” com a Ursa Major Technologies, a empresa que está fornecendo o motor de foguete que impulsionará o TA-1 nos testes de qualificação desse motor.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos