Início Rio Grande do Sul tomará novos rumos para se tornar autossuficiente na produção de etanol com a instalação da nova usina da BSBIOS

Rio Grande do Sul tomará novos rumos para se tornar autossuficiente na produção de etanol com a instalação da nova usina da BSBIOS

31 de julho de 2022 às 08:46
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Nova usina da empresa BSBIOS tornará Porto Alegre autossuficiente na produção de etanol. Com a instalação da fábrica e da nova usina, o estado se tornará independente na fabricação do produto e também trará a geração de milhares de empregos.
Fonte: CIMM

Nova usina da empresa BSBIOS tornará Rio Grande do Sul autossuficiente na produção de etanol. Com a instalação da fábrica e da nova usina, a cidade se tornará independente na fabricação do produto e também trará a geração de milhares de empregos.

Na última terça-feira, (26/07), a BSBIOS, empresa com a maior produção de diesel do país, anunciou que pretende tornar Porto Alegre autossuficiente no setor da produção de etanol com a sua nova usina instalada. A companhia já conta com duas outras usinas, uma em Passo Fundo (RS) e a outra em Marialva (PR).

A BSBIOS pretende fazer com que o município volte às suas origens com nova usina de etanol

Nesse sentido, o diretor-presidente da companhia BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, contou em entrevista que, após anunciar em Porto Alegre que a empresa faria uma usina de etanol e farelos, diversos municípios fizeram pedidos formais para que a companhia instalasse uma usina de etanol em suas cidades. Entretanto, um acordo já fora firmado com a cidade de Passo Fundo, município onde a BSBIOS nasceu.

Artigos recomendados

Além disso, Erasmo Carlos também ressaltou que, a cidade de Passo Fundo já foi considerada a Capital Nacional do Trigo, na década de 50, e que com essa nova planta da usina, o município voltará às suas origens, voltando a produzir o trigo de forma competitiva novamente. Ainda de acordo com o empresário, o estado do Rio Grande do Sul produz mais que consome para a indústria de alimentos.

Isso por o estado ser vendedor de trigo, porém, por questões tributárias e de logística, o trigo da Argentina, por exemplo, chega a um preço mais acessível que o produto gaúcho no estado de São Paulo e no Nordeste. Segundo Erasmo, o trigo de Porto Alegre melhora a sua qualidade, mas saindo do mercado interno e indo para a exportação. É válido salientar também que o trigo teve um papel muito importante no desenvolvimento socioeconômico do estado.

A expectativa da empresa é usar o trigo como fonte de combustível para a produção de etanol

Dessa forma, com a nova usina de etanol da empresa, o produtor vai ter outro mercado que consegue absorver trigo, cevada e outros cereais que por muitas vezes são barrados em um padrão de alimentação ou exportação, garantindo o uso sem que seja desperdiçado. O presidente da companhia também salientou que, a partir do ano que vem, a BSBIOS contará com sementes com variações específicas.

Além disso, a empresa também fará um trabalho semelhante a incentivar a produção direta com a indústria, por meio de uma integração. O combustível necessita ser abastecido de forma recorrente, o ano todo, por isso é necessário ter sempre a matéria-prima, caso o estado gaúcho eleve a produção de milho utilizando novas tecnologias e irrigações, por exemplo, a usina de etanol estará preparada para o usar o cereal na produção do combustível.

“O Rio Grande do Sul é um estado importador de etanol e nós, que estamos na cadeia produtiva, com esse investimento, vamos ampliar nossa capacidade de produção de biocombustíveis aqui na Região Sul, aderindo ao Pró-Etanol”, afirmou Battistella.

A usina da BSBIOS tem sua base em ideias de grande importância, como o aumento da capacidade que o estado do RS tem na produção de matéria-prima e também da necessidade que o RS tem de etanol. Atualmente, o estado importa 99% da sua demanda de etanol e, a nova fábrica, vai suprir 23% dessa demanda, tornando o estado totalmente autossuficiente na produção do produto.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes