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Revelado o carro elétrico mais potente do mundo com quatro motores e 2.011 cavalos 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/05/2024 às 01:28
Revelado o carro elétrico mais potente do mundo com quatro motores e 2.011 cavalos 
Foto: divulgação

Conheça o Lotus Evija, o carro elétrico mais potente do mundo com mais de 2.000 cv de potência. O modelo consegue ir de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.

Já ouviu falar do Lotus Evija? Este é o carro elétrico mais potente do mundo, desenvolvido pela Lotus. O modelo combina a força de quatro motores elétricos, gerando incríveis 1.500 kW (ou 2.011 cavalos) e 1.704 Nm de torque. Atualmente, o Lotus Evija é o carro de produção mais potente do planeta, superando o Aspark Owl, que anteriormente ocupava essa posição com seus 1.984 cv.

Carro elétrico mais potente do mundo impressiona em números

Os outros números do Lotus Evija também impressionam. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, se dá em menos de 3 segundos e a de 0 a 300 km/h, em menos de 9 segundos. A velocidade máxima, por sua vez, é de 350 km/h, mesmo ritmo alcançado pelos carros de Fórmula 1, categoria que, como podemos ver, influenciou bastante o projeto do carro elétrico mais potente do mundo.

O esportivo conta ainda com suspensão inspirada nos carros de corrida e vem equipado com rodas de magnésio para ajudar na redução do peso. Com monocoque a carroceria de fibra de carbono, o Lotus Evija pesa 1.887 kg. Acima da média na categoria de super esportivos, no entanto, dentro do esperado para os veículos elétricos, mais pesados que os demais em função do sistema de baterias.

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O hipercarro elétrico britânico conta com uma unidade de 93 kWh e, no modo de condução normal, oferece cerca de 400 km de autonomia. Em um carregador rápido de 350 kW, o Evija leva 18 minutos para recuperar 80% de autonomia, segundo a fabricante.

Lotus Evija recebe edição especial

Para celebrar o começo da produção e também os 50 anos desde que o brasileiro Emerson Fittipaldi pilotou uma Lotus Type 72, conquistando cinco vitórias na F1 em 1972, o título de pilotos e construtores, a Lotus apresentou uma edição ainda mais especial do carro elétrico mais potente do mundo construída e pintada à mão.

Trata-se do Lotus Evija Fittipaldi, onde apenas oito exemplares do carro elétrico de dois lugares estão sendo construídos à mão em Hethel, Norfolk, no Reino Unido, a sede global da Lotus Cars, e todos já foram vendidos. As entregas aos clientes estão previstas para o começo do próximo ano.

A ideia é que sejam produzidas, no máximo, 130 unidades do modelo. Exibindo o famoso esquema de cores preto e dourado, o exterior pintado à mão e vários outros recursos de design exclusivos foram desenvolvidos para comemorar a parceria, incluindo o nome do bicampeão mundial no teto e no painel do carro.

A especificação sob medida do carro elétrico mais potente do mundo começa com sua pintura exclusiva, que inclui sua designação escrita na carroceria em letras douradas na lateral da janela traseira.

Mais detalhes do design do Lotus Evija Fittipaldi

Complementando, estão as rodas pretas e douradas ‘Type 72’ completadas com travas centrais anodizadas, vermelhas no lado esquerdo do carro e verdes no lado direito, assim como pinças de freio pretas e douradas.

O Lotus Evija Fittipaldi conta com decalques que celebram as vitórias do Type 72 na temporada de 1972 e são apresentados no aerofólio traseiro ativo, enquanto um número 8 foi aplicado nas colunas centrais (Fittipaldi correu com esse número em seu carro durante a temporada de 1972, inclusive na vitória no GP da Inglaterra).

No interior, o tema do luxo e do design personalizado continua. O interior revestido de couro preto com costuras contrastantes douradas pode ser encontrado em toda a cabine, juntamente com costuras exclusivas no forro do teto, além de acabamentos dourados nas bordas das saídas de ar, no seletor giratório central, no botão de partida e nos pedais.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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