SUV mais vendido na Europa ganhando impulso para ficar ainda mais competitivo. O novo Duster, da Renault, veículo que colocou a Dacia no mapa dos SUVs, está finalmente ganhando sua terceira geração.
O cenário automobilístico nunca foi tão acirrado, principalmente quando falamos de SUVs. No entanto, a Renault parece estar empenhada em conquistar o topo do pódio global.
Seguindo um ano glorioso para o Duster, que foi o SUV mais vendido na Europa em 2022, a marca anuncia grandes mudanças que prometem sacudir a concorrência.
Uma das grandes novidades é que o Duster será o primeiro veículo da Dacia a ser produzido sobre uma plataforma modular da Renault-Nissan, a CMF, a mesma que já é utilizada em outros modelos como o novo Clio europeu, Captur e a nova geração do Nissan Sentra. Pra quem não sabe, na década de 90 a Renault adquiriu 51% no capital da DACIA.
- Adeus Toyota Yaris Cross? Novo SUV Chery iCAR 03 faz 60 km por litro e chega ao mercado automotivo por R$ 118 mil
- Como avaliar motor de carro usado — antes da compra
- R$ 2.000 por uma CNH? Projeto de Lei propõe uso de carro particular em exame de direção e divide opiniões
- Melhor que Fiat Pulse? Kia Stonic 2025 chega com 5 assistentes de segurança, painel digital e preço congelado em R$ 149.990!
Isso coloca o Duster num patamar elevado, tornando-o um concorrente de peso para rivais como o Volkswagen T-Cross, Ford Puma e Hyundai Creta.
Tecnologia de ponta no novo SUV
Baseado no Concept Car Bigster, o novo Duster vem com um design que foge completamente do padrão “básico” até então conhecido.
A tecnologia também será um dos pontos fortes, com sistemas que o tornam um forte concorrente em um mercado cada vez mais disputado. Entre os destaques estão os faróis Full LED e o aplique em cinza no para-choque, que dá um toque mais robusto ao carro.
Motorização inovadora
Se você é daqueles que está de olho no que está sob o capô, prepare-se: a Renault preparou opções de motor inéditas para essa nova geração. O modelo contará com um novo conjunto 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta de combustível, atingindo até 110 cavalos.
Outra opção é o já conhecido 1.3 turbo flex, com potência de até 170 cavalos. A grande surpresa fica por conta da versão híbrida, que virá equipada com um motor 1.2 Turbo a gasolina e mais um motor elétrico de 48V.
O interior não deixa a desejar e vem com acabamentos em couro e materiais de qualidade, seguindo os padrões dos modelos Renault vendidos na Europa.
O novo Duster oferecerá uma Central Multimídia mais completa, com sistema de câmeras 360º, conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, entre outros.
Segurança em primeiro lugar; o que Esperar para o Brasil?
Na parte de segurança, o novo Duster chega bem equipado, com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, e até mesmo piloto automático adaptativo com função stop and go.
Apesar de toda a expectativa global, os brasileiros terão que esperar um pouco mais. A previsão é que o SUV completamente remodelado chegue por aqui apenas no fim de 2024 ou em 2025.
A gama da Renault-Nissan no Brasil adotará a motorização 1.0 turbo para seus compactos, o que poderá estender a vida da atual geração do Duster por aqui. É isso aí, minha gente! O novo Duster está chegando com tudo para enterrar a concorrência e ser o rei dos SUVs não só na Europa, mas a nível global.