Pagamento da nova parcela do Pé-de-Meia segue calendário definido pela Caixa, com depósitos liberados no Caixa Tem entre 25 de agosto e 1º de setembro.
O pagamento da nova parcela de R$ 200 do programa Pé-de-Meia teve início nesta segunda-feira (25). O benefício, voltado a estudantes do ensino médio público, será liberado até 1º de setembro. O calendário segue o mês de nascimento dos alunos, de acordo com a Caixa Econômica Federal.
Como receber o benefício
O valor é creditado em conta digital no aplicativo Caixa Tem. Para estudantes maiores de idade, a conta já aparece desbloqueada. No caso dos menores, o responsável legal deve autorizar a movimentação, seja pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa.
Além disso, o acompanhamento do pagamento, frequência escolar e outras informações está disponível no aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação (MEC).
-
Os portos do Arco Norte engolem a safra recorde e tiram do Sul a coroa de maior corredor de grão do Brasil
-
Amazon lança a sua marca própria no Brasil uma semana antes do Prime Day, após investir R$ 19 bilhões no país em 2025 e montar uma rede de mais de 300 centros de distribuição em todos os estados
-
Trump impôs 50% de tarifa sobre produtos brasileiros, derrubou 30% das exportações para os EUA, e o Brasil respondeu batendo recordes em 42 países e trocando os americanos pela Alemanha como principal comprador de café
-
O Brasil colhe a maior safra da história, 358 milhões de toneladas de grão, e descobre que não tem onde guardar 134 milhões delas
Regras de participação
O programa exige frequência mínima de 80% nas aulas. Também é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
Calendário de pagamento
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 25 de agosto
- Nascidos em março e abril: 26 de agosto
- Nascidos em maio e junho: 27 de agosto
- Nascidos em julho e agosto: 28 de agosto
- Nascidos em setembro e outubro: 29 de agosto
- Nascidos em novembro e dezembro: 1º de setembro
Funcionamento do programa
Criado pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia funciona como poupança estudantil. O objetivo é incentivar a permanência e conclusão do ensino médio.
Além dos R$ 200 mensais, o estudante pode receber R$ 1 mil ao final de cada ano letivo concluído com aprovação. Esse valor só pode ser sacado após o término do ensino médio.
Portanto, o programa busca reduzir a evasão escolar e ampliar as oportunidades de inclusão social pela educação.

Sirley saturnino de oliveira