1. Início
  2. / Cursos
  3. / Quer fazer um curso gratuito no SUS sem pagar nada por isso? Entidade libera inscrições para curso imperdível em parceria com a Fiocruz
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 6 comentários

Quer fazer um curso gratuito no SUS sem pagar nada por isso? Entidade libera inscrições para curso imperdível em parceria com a Fiocruz

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 12/11/2024 às 17:04
Curso gratuito em parceria com Fiocruz capacita conselheiros do SUS em monitoramento para melhorar o controle social na saúde pública.
Curso gratuito em parceria com Fiocruz capacita conselheiros do SUS em monitoramento para melhorar o controle social na saúde pública.

Capacite-se para monitorar as políticas de saúde com curso gratuito do SUS em parceria com a Fiocruz. Voltado a conselheiros e trabalhadores do controle social, o curso ensina métodos de monitoramento e avaliação essenciais para garantir políticas de saúde mais efetivas.

Quando se trata de saúde pública, o Brasil ainda enfrenta desafios para garantir que as políticas atendam de fato às necessidades da população.

Para aqueles que querem se capacitar na área e monitorar as decisões que moldam o Sistema Único de Saúde (SUS), surge uma oportunidade gratuita e inovadora!

Um curso criado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em colaboração com instituições renomadas como a Fiocruz e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), oferece treinamento especializado em monitoramento e avaliação para o controle social no SUS.

Curso para fortalecer o controle social no SUS

O curso, intitulado Formação em Monitoramento e Avaliação para o Controle Social no SUS, visa preparar conselheiros de saúde e outros envolvidos no controle social para monitorar as políticas e deliberações do SUS com mais precisão e rigor.

Essa capacitação surge de uma demanda discutida na 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2019, onde se reconheceu a necessidade de estratégias mais eficazes para o acompanhamento das políticas públicas de saúde.

Objetivos e parcerias de peso

Com uma parceria entre o CNS, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, o curso utiliza o Campus Virtual Fiocruz como plataforma de ensino.

O objetivo é fornecer ferramentas teóricas e práticas para que conselheiros de saúde em todo o país possam fortalecer sua atuação, especialmente no que diz respeito ao controle social no SUS.

Esse curso resulta de uma colaboração sólida entre as instituições envolvidas, alinhando a concepção e execução do conteúdo com as expectativas do CNS.

Segundo Marly Cruz, coordenadora da formação pela Fiocruz e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública, o curso oferece uma base completa em conceitos e métodos de monitoramento e avaliação em saúde.

Além disso, proporciona aplicações práticas que permitirão aos conselheiros aprimorar sua fiscalização sobre as políticas públicas.

Estrutura do curso e conteúdo abordado

O curso é dividido em módulos que abordam desde os princípios básicos da participação social em saúde até as técnicas de monitoramento e avaliação. O objetivo é que os alunos possam compreender o papel das conferências de saúde e aplicar o que aprenderam no acompanhamento das políticas e ações implementadas pelo SUS. Entre os módulos do curso, destacam-se:

Módulo 1: Princípios e conceitos básicos sobre participação social em saúde

  • Unidade 1: Conceitos essenciais da vida em sociedade
  • Unidade 2: Noções sobre o Sistema Único de Saúde e controle social

Módulo 2: Planejamento, monitoramento e avaliação em saúde

  • Unidade 1: Definições teóricas e conceituais de monitoramento e avaliação
  • Unidade 2: Planejamento em saúde e abordagens metodológicas

Módulo 3: Contribuições do monitoramento e avaliação para o controle social no SUS

  • Unidade 1: O papel das conferências no processo deliberativo
  • Unidade 2: Técnicas para acompanhar resoluções e deliberações das conferências

Inovação e histórico de sucesso

De acordo com Juliana Kabad, coordenadora do curso pela UFMT, essa formação surgiu como uma sequência de outra iniciativa realizada em 2023.

A proposta anterior, feita de forma híbrida, já apresentava conteúdos inovadores que exploravam o monitoramento e a avaliação no contexto do controle social em saúde.

Com o novo curso, a ideia é expandir o alcance para que conselhos de saúde em todas as regiões do Brasil possam se beneficiar.

Kabad também enfatiza que houve um esforço para adaptar o material didático e incluir novas videoaulas, sem perder a essência do conteúdo.

A expectativa é que essa formação continue subsidiando conselhos de saúde em seus processos de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

Um legado para as políticas públicas de saúde

O curso também se torna um instrumento importante para as ações futuras, como explica o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

Ele acredita que essa formação é fundamental para que os conselhos de saúde possam dar uma resposta à 17ª Conferência Nacional de Saúde, planejada para refletir diretamente nos planos municipais de saúde a partir de 2026.

“Esse curso será essencial para que as deliberações das conferências realmente influenciem os planos de saúde”, afirma Pigatto.

Participação e engajamento social

A proposta também valoriza a importância do controle social no ciclo das políticas públicas, desde a formulação e execução até o monitoramento e avaliação.

Com essa formação, o CNS espera que conselheiros de saúde em todas as esferas – municipal, estadual e nacional – consigam atuar de forma mais ativa e fundamentada, garantindo que as deliberações das conferências de saúde sejam efetivamente aplicadas e monitoradas.

Como se inscrever no curso gratuito do SUS

Interessados em fazer parte desta formação e contribuir para o controle social no SUS podem se inscrever gratuitamente.

O curso é autoinstrucional e aberto a todos que tenham interesse no tema, especialmente conselheiros de saúde e trabalhadores do SUS que desejam expandir seus conhecimentos.

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo Campus Virtual da Fiocruz.

Pronto para fortalecer o controle social no SUS? Com o crescente impacto das políticas de saúde sobre a população, você acredita que mais capacitações como essa são necessárias? Deixe sua opinião!

  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Carlos Roberto Almeida Ribeiro
Carlos Roberto Almeida Ribeiro
15/11/2024 07:39

Uma boa oportunidade para conhecimento pessoal e publico.

Tamara
Tamara
15/11/2024 10:55

Tudo que some conhecimento abre portas e experiências , trazendo com isso acesso e aprimoramento, nunca são d+.

Vani soares costa e Silva
Vani soares costa e Silva
15/11/2024 20:22

Eu vou falar médico da mulher que não tem nos centro de saúde nem pediatra eu tenho uma criança com autismo e e nunca passou por um pediatra

Maria Célia do Nascimento
Maria Célia do Nascimento
20/11/2024 06:29

Considerando o declínio dos movimentos sociaisq, é de suma importância um curso dessa magnitude, promovido por instituições de peso, para que o controle social seja efetivo e com qualidade

Maria Aparecida Pires
Maria Aparecida Pires
20/11/2024 09:19

Tudo que agregar conhecimento, é de suma importância no meu dia a dia, trabalho na área da saúde. #SUS#equidade#universalidade

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x