Início Prolata firma parceria com gestora de resíduos sólidos para intensificar logística reversa  

Prolata firma parceria com gestora de resíduos sólidos para intensificar logística reversa  

5 de julho de 2022 às 10:52
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Biopar - Sistema de triagem de resídios
Biopar – Sistema de triagem de resídios | Divulgação

Biopar, que atende Santana de Parnaíba e Barueri, faz a triagem mecanizada do lixo urbano, separando recicláveis e viabilizando a revalorização das latas de aço

A Prolata, associação sem fins lucrativos criada pela ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), firma parceria com a Biopar, empresa de gestão mecanizada de resíduos sólidos urbanos, que atende os municípios Santana de Parnaíba e Barueri, na região metropolitana de São Paulo. O objetivo da parceria é intensificar a logística reversa nesses municípios, facilitando a triagem dos resíduos sólidos das residências atendidas pela Biopar, até que sejam encaminhados para a revalorização pela Prolata.

Primeira parceira da Prolata que trabalha com gestão mecanizada, a Biopar utiliza tecnologia 100% nacional e faz a triagem de mais de 187 mil toneladas de resíduos por ano. Thais Fagury, diretora executiva da Prolata, explica que uma das maiores vantagens da parceria é a possibilidade de segregar um material que vem diretamente do consumidor final e dificilmente seria contabilizado e destinado à revalorização.

Artigos recomendados

“Ter a certeza de que as latas vêm do consumidor final é um dos grandes pontos positivos, pois é um volume que não teríamos controle sem a parceria. Enquanto as cooperativas da Prolata já recebem material da coleta seletiva, a Biopar fará a segregação de volumes maiores de um lixo que ainda não havia sido separado, o que é muito importante para intensificar o sistema de logística reversa”, comenta Thais.

A destinação correta de resíduos previne a contaminação do solo e evita o acúmulo de lixo em aterros sanitários, um dos maiores problemas ambientais urbanos atualmente.

Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata tem como objetivo permitir que as latas de aço pós-consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novas latas ou em outros itens que utilizam o aço como matéria-prima.

Sobre a Prolata

Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes