Programa EduTech do Paraná oferta 65 mil vagas em cursos gratuitos online e EAD para jovens e adultos

Valdemar Medeiros
por
-
02-04-2021 11:02:43
em Cursos
Paraná - cursos gratuitos - Edutech O programa Edutech – Foto-Arte: Divulgação SEED

Os cursos gratuitos online e EAD ofertados pelo Governo do Paraná em parceria com o Edutech incluem cursos de games, programação e muito mais

Governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior lançou o programa EduTech, que vai oferecer aos alunos da rede cursos gratuitos online e EAD de programação, games e animação. Com 65 mil estudantes inscritos, o programa contará com 689 turmas virtuais.

Leia também

Cursos gratuitos online e EAD de programação no Paraná

Os cursos gratuitos online de programação são para alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e professores da rede estadual. As trilhas de ensino dos cursos gratuitos online e EAD se dividem por séries e contemplam conteúdos como games e animação, Ciência de Dados, programação front-end, desenvolvimento mobile e programação em JavaScript e em Python.

As aulas dos cursos gratuitos online são remotas, com um professor de programação como tutor de cada turma virtual. O período do curso vai de 1º de abril até o final do ano letivo de 2021.

“Queremos preparar essa nova geração de jovens, na faixa dos 14, 15 e 16 anos, para ocuparem esse espaço de trabalho. No Brasil há milhares de vagas abertas e não tem profissional suficiente na área, então a ideia é fazer o Paraná ser o berço da tecnologia no País e inovação no EAD”, disse o governador.

“Estamos começando com 65 mil alunos, mas queremos chegar a 150 mil e preparar a nova geração para esse mundo tecnológico, que esteja antenada, especializada e que possa ser bem remunerada”.

CLIQUE AQUI E REALIZE A SUA INSCRIÇÂO

Mercado de programação e Games

O programa é implementado em meio à expansão do mercado de TI (tecnologia da informação), que deve crescer 11% em 2021, de acordo com estudo da consultoria IDC Brasil.

“Além de conhecimento, esse projeto dá condições para nossos alunos trilharem uma carreira no futuro em um mercado que cada vez mais busca por esses profissionais. A grande linguagem do século XXI é a da computação, e será para essa área que os estudantes paranaenses estão sendo preparados para atuar”, destacou o secretário Renato Feder.

Para o presidente do Google no Brasil, as empresas de tecnologia e o próprio Google estão sempre buscando mão de obra especializada.

“Um programa como este ajuda a abrir as portas do mercado para quem conhece as ferramentas digitais. Vai ajudar a gerar mais oportunidades e formar um grupo de profissionais aptos para a área”, disse Coelho.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.