Comunicado interno revela falhas graves nos veículos da Fiat Toro 2.0 diesel que levaram a uma decisão drástica da mineradora Vale.
A mineradora Vale anunciou o banimento definitivo da Fiat Toro 2.0 diesel de sua frota de veículos. A decisão foi motivada por problemas recorrentes de desligamento repentino do motor enquanto a picape estava em movimento, situação que representava um risco significativo à segurança das operações e dos colaboradores da empresa. A informação veio à tona após um comunicado interno da mineradora.
Com uma frota que ultrapassa 3.000 veículos, incluindo picapes, utilitários e carros de passeio, a mineradora Vale destacou no documento que diversas medidas haviam sido tentadas para mitigar o problema. Contudo, os desligamentos continuaram a acontecer, inclusive dentro das minas onde as operações exigem máxima segurança. O comunicado ressalta ainda a falta de retorno técnico formal por parte da montadora, mesmo após repetidas tentativas de contato.
“A Vale adota medidas rigorosas de controle e gestão de frotas para minimizar riscos potenciais. A segurança das pessoas é prioridade absoluta na empresa”, afirmou a mineradora em nota oficial. Além de substituir todas as unidades de Fiat Toro 4×4 a diesel em uso, a empresa também decidiu impedir que novos veículos desse modelo sejam incorporados à frota, mesmo quando provenientes de locadoras.
-
Toyota Hilux Champ surge como a “mini-Hilux de trabalho” que o Brasil não tem: por cerca de R$ 81,7 mil na conversão sem impostos, picape tem chassi modular, cabine simples, 2 lugares, motor 2.4 diesel e preço de carro popular para virar ferramenta de obra, carga e pequeno negócio na Tailândia
-
Brasileiro entra no consórcio sonhando com a casa própria, mas pode passar anos pagando parcela e aluguel ao mesmo tempo; simulação mostra que custo chega a R$ 707 mil após uma década de espera e supera financiamento de R$ 704 mil
-
Land Rover encerra a produção em julho com 371 empregos em risco, enquanto a montadora chinesa avança nas negociações para transformar a fábrica em uma linha de 100 mil veículos por ano a partir de 2027
-
Uber entra na mira dos próprios acionistas após conselho ser acusado de ignorar alertas de segurança, compliance e assédio enquanto mais de 3,5 mil processos avançam nos Estados Unidos e ampliam a pressão sobre a empresa
O outro lado da questão: a resposta da Stellantis

Após os problemas na Vale, o portal Quatro Rodas procurou a Stellantis, fabricante da Fiat Toro, admitiu ter analisado algumas das unidades problemáticas e afirmou que a contaminação por minério no diesel seria uma das causas potenciais das falhas. A empresa também apontou alterações nas características originais dos veículos, como o uso de peças não genuínas e avarias no bocal do tanque de combustível.
Um caso específico revelou o uso indevido de diesel no tanque de ARLA 32, um fluido essencial para reduzir emissões de poluentes em veículos a diesel. Esse comportamento, segundo a Stellantis, pode ter agravado os problemas mecânicos.
“Todos estes elementos influenciam direta ou indiretamente no bom funcionamento dos veículos, podendo ocasionar os inconvenientes relatados no comunicado da mineradora. A Stellantis permanece à disposição para contribuir com a melhor utilização do produto”, declarou a empresa.
Segurança em primeiro lugar
A decisão da mineradora Vale de banir a Fiat Toro 2.0 diesel reforça seu compromisso com a segurança dos trabalhadores e a mitigação de riscos em operações de alta complexidade. Mesmo sendo um modelo amplamente utilizado no mercado, os problemas relatados pela empresa evidenciam a importância de alinhamento técnico entre montadoras e clientes corporativos, especialmente em contextos operacionais tão exigentes.
Enquanto isso, o caso também chama atenção para a relação entre condições severas de trabalho e a durabilidade dos veículos, levantando questionamentos sobre como montadoras e empresas podem trabalhar juntas para evitar situações semelhantes no futuro.

Tenho uma Toro Flex T270 2023, tive o mesmo problema por 3X (a primeira pane elétrica foi com menos de 6 meses de uso), neste momento o veículo encontra-se parado na concessionária AUTOESTE em Anapolis-GO e está a quase 1 mês parado!! Assistência pós venda da FIAT, Zero!!!!! Não funciona mesmo!!
Tenho a Fiat Toro 20/21 Endurance, a minha também já parou de funcionar do nada no meio da BR. Muito perigo. A minha está com 86 mil km.
Tive uma Fiat Toro Volcano a diesel e ela apagou geral em plena rodovia. A Fiat a princípio não quis assumir, apesar do veículo está na garantia. Fizeram uma troca do filtro DRL e resolveu o problema. Vendi a Toro e mudei de veículo.