Primeiro Submarino Nuclear brasileiro construído pela ICN e NUCLEP recebe nome de vice-almirante da Marinha do Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
23-10-2020 11:13:42
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Submarino - ICN - NUCLEP - Marinha do Brasil Construção de submarino nuclear brasileiro

Não é todo dia que recebemos a noticia de que um submarino com propulsão nuclear foi criado, não é mesmo? O Primeiro da linha construído pela ICN e NUCLEP recebeu o seu nome em homenagem ao vice-almirante da Marinha do Brasil  

O primeiro submarino com propulsão nuclear construído pela ICN e NUCLEP recebeu o nome de “Álvaro Alberto”, em homenagem ao vice-almirante da Marinha do Brasil e cientista brasileiro – Álvaro Alberto da Mota e Silva. A cerimônia aconteceu no complexo do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (Labgene), onde o protótipo está sendo construído.

Leia também

O inicio da criação do Submarino Nuclear pela ICN e NUCLEP  

O início da montagem do reator corresponderá ao chamado “batimento de quilha”, tradição naval que representa o início da construção de um navio.  

Nas próximas etapas do programa, o reator, os turbogeradores, o motor elétrico e outros sistemas similares aos de um submarino com propulsão nuclear serão testados de forma controlada no Labgene, com objetivo principal de se validar, de forma segura, a operação do reator e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, antes de sua instalação a bordo do submarino. Todos esses procedimentos são realizados pela ICN.  

Ao final dos testes ICN, um reator similar ao que começa a ser montado no Labgene será instalado no submarino “Álvaro Alberto”, no Complexo Naval de Itaguaí, Sul do estado do Rio de Janeiro, onde já estão sendo construídos ou testados os quatro submarinos com propulsão diesel elétrica também previstos no PROSUB: o “Riachuelo” (S-40), o “Humaitá” (S-41), o “Tonelero” (S-42) e o “Angostura” (S-43).

Inovação nas criações da ICN e NUCLEP

Com tecnologia francesa, a mais moderna neste mercado, 100 metros e deslocamento de 6 mil toneladas, o SN-BR será o primeiro submarino de propulsão nuclear da história do Brasil, bem como, o primeiro a ser construído no Hemisfério Sul pela ICN – Itaguaí Construções Navais.  

O Brasil é um dos poucos países do mundo que detêm um projeto para a construção de um submarino nuclear voltado exclusivamente para a caça de outros submarinos, que não carregará mísseis balísticos.

O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB) e será inteiramente brasileiro, alçando o Brasil ao seleto grupo de países construtores deste tipo de embarcação militar, hoje, ocupado por apenas 6 países: França, Estados Unidos, Rússia, China, Índia e Inglaterra.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.