O Brasil conta com hidrovias que carregam cerca de 110 milhões de toneladas de produtos por ano, no entanto sua participação na matriz de transporte ainda é muito baixa. Essa realidade mudou recentemente, quando a Hidrovias do Brasil iniciou a viagem do maior comboio fluvial do país.
O comboio é composto por 35 barcaças e tem capacidade para transportar até 70 mil toneladas, sendo capaz de substituir 1.666 caminhões por viagem. O objetivo dessa nova composição é aumentar a eficiência e reduzir as emissões de carbono.
Além disso, foi necessário treinar a tripulação para garantir a segurança da navegação. A viagem começou no Terminal de Uso Privado (TUP) em Barcarena/PA, com destino à Estação de Transbordo de Carga (ETC) em Itaituba/PA.
Hidrovias do Brasil | Primeira Viagem do Comboio 35 barcaças
A Hidrovias do Brasil possui o compromisso de sempre oferecer soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis. Por isso, os esforços para o desenvolvimento da navegação interior são cruciais para o escoamento da safra agrícola e para o futuro dos transportes brasileiros.
Embora tenha um enorme potencial, as hidrovias brasileiras têm sido tratadas como uma última opção nos últimos anos, enquanto o modal rodoviário continua sendo o mais utilizado entre todos os meios de transporte. Uma vez que as hidrovias são uma alternativa mais barata e eficaz para o transporte de cargas, seus investimentos precisam ser melhorados urgentemente.
É necessário desenvolver ferrovias paralelas às hidrovias para garantir uma integração perfeita entre esses meios de transporte. Dessa forma, o país poderá aproveitar todo o potencial das hidrovias em benefício da economia brasileira e da diminuição das emissões poluentes.
Hidrovias do Brasil
Fundada em 2010, a Hidrovias do Brasil tem foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua em quatro áreas diferentes. No Norte, ela oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos principalmente da região Centro-Oeste brasileira, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano.
Na Cabotagem, é realizado o transporte de minérios, com destaque para a bauxita. No Sul, a companhia opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano em cargas diversas.
Elas incluem grãos originados no Paraguai e destinados à exportação, minério de ferro saindo de Corumbá destinado à indústria argentina e à exportação, além de fertilizantes e celulose. Desse modo, a companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, que fica destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes.
Tal área possui uma capacidade anual que pode chegar a 3,5 milhões de toneladas. De tal forma, a Hidrovias do Brasil é líder no setor logístico na região Norte do país e oferece soluções inteligentes para seus clientes. Seus serviços permitem que produtos sejam transportados rapidamente com segurança e precisão.
A empresa investiu em tecnologia moderna para garantir que os serviços sejam executados com alta qualidade. Seja como for, ela conta com profissionais altamente qualificados e treinados para operar os equipamentos necessários para o transporte das cargas.
Atualmente, a Hidrovias do Brasil está presente em toda a América do Sul e contribui significativamente para o desenvolvimento da região. Seu objetivo é fornecer um serviço personalizado a cada cliente com custos competitivos e tempos de entrega razoáveis. Com sua ampla rede logística abrangendo todos os países da região sul-americana, ela busca expandir cada vez mais suas operações através desses países.
FONTE: HIDROVIAS DO BRASIL