Início Primeira usina de energia eólica da região Norte do RS vai abastecer cerca de 40 mil residências

Primeira usina de energia eólica da região Norte do RS vai abastecer cerca de 40 mil residências

10 de junho de 2022 às 11:47
Compartilhe
Siga-nos no Google News
usina - energia eólica - usina eólica - RS - energia
Parque eólico no oeste do Texas – imagem: Getty images/Leon s

O Município de Chapada, no RS, receberá a sua primeira usina eólica em breve. O novo parque de energia eólica da região será capaz de abastecer cerca de 40 mil residências

Uma corrida pela busca de formas mais limpas e baratas de gerar energia renovável mostra que a eletricidade é a aposta para que os combustíveis fósseis sejam substituídos no futuro. Apesar de o Brasil ainda depender de usinas termelétricas e represas para a geração de energia, o mundo já utiliza o vento para a geração de energia eólica. Entretanto, em Passo Fundo (RS), já estão sendo dados os primeiros passos para este tipo de geração de eletricidade.

Município do RS poderá receber sua primeira usina eólica em breve

A cidade de Chapada (RS), próxima a Carazinho, receberá em breve a sua primeira usina de energia eólica situada no Norte do Estado. A Ecoprojetos, uma empresa do município que possui parcerias na Alemanha, protocolará em breve um pedido para a obra na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Artigos recomendados

Mara Rockemback, gestora da Ecoprojetos, em entrevista à Uirapuru, explicou que a empresa atua há diversos anos com energia eólica e começou suas atividades no país em 2001. Desde 2016, a Ecoprojetos tem instalada em Chapada uma torre anemométrica para medição, onde foi analisado que os ventos nesta região do RS são muito bons para uso de energia eólica. Desse modo, de lá para cá foi desenvolvido um projeto para o município do RS, que começou com licenciamento ambiental e vários estudos, de técnicos a ambientais.

Após o levantamento, que já está quase pronto, a empresa deve protocolá-lo na Fepam já na próxima semana. De acordo com a gestora, o projeto da usina eólica conta, a princípio, com seis aerogeradores. O modelo escolhido pela Ecoprojetos para a instalação conta com uma torre de 120 metros de altura e pás que contam com cerca de 80 metros. Estes equipamentos são gigantescos e contam com 4,2 MW de potência, podendo gerar energia suficiente para alimentar 40 mil residências, se for levado em consideração o consumo médio de 300 KW hora por mês.

Usina eólica no município do RS receberá investimentos em torno de R$ 180 milhões

De acordo com Mara, o investimento desembolsado para cada aerogerador gira em torno de R$ 30 milhões. Na região onde eles serão instalados, também já foi feito um ensaio no solo. Entretanto, o custo ainda é elevado, tendo em vista que será necessário fazer uma estrutura robusta, além do investimento em máquinas, equipamentos e todas as instalações demandas para uma obra deste tipo.

Após o licenciamento do projeto da usina eólica, será viabilizada a parte de comercialização da energia eólica produzida e, após isso, os aerogeradores serão encomendados. Sendo assim, ainda não há uma data para o projeto ser instalado.

O local onde a usina será construída no RS fica às margens da ERS – 330, que liga o município a Carazinho, um trecho que será asfaltado brevemente.

Mercado de energia eólica no RS

Em julho do último ano, o RS chegou a alcançar o quinto lugar no ranking de estados brasileiros com maior potência de energia eólica instalada.

Na época, eram cerca de 1,8 GW de potência espalhadas em 80 usinas eólicas. Este tipo de fonte participa com 19,6% da potência instalada no estado e 27,5% na energia gerada.

De acordo com o governador do estado, Ranolfo Vieira Júnior, na época, o governo tem aproveitado essa chance de geração também nas áreas que são do Estado e possíveis de serem utilizadas, como a Lagoa dos Patos.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes