Primeira turbina de energia eólica da GE Renewable Energy com capacidade de 5MW é instalada no estado da Bahia

Valdemar Medeiros
por
-
18-04-2021 11:23:26
em Energia Renovável
Ge - energia eólica - Bahia - Turbina turbina de energia eólica da GE – Fonte: GE Renewable

GE Renewable Energy instala as 30 primeiras turbinas de energia eólica no complexo de energia eólica Serra da Babilônia, na Bahia

A GE Renewable Energy concluiu a construção, no complexo de energia eólica Serra da Babilônia, das primeiras 30 turbinas eólicas Cypress das Américas, na Bahia. Aproximadamente 153 MW de capacidade serão adicionados ao complexo de energia eólica, quando for terminada a instalação das turbinas eólicas. Atualmente, o complexo conta com 223.25 MW.

Leia outras notícias do ramo

No contrato da GE com a Rio Energy, na Bahia, além do fornecimento das turbinas, está incluso um pacote de serviços de operação e manutenção, com validade de 10 anos para todos os equipamento que a GE forneceu ao complexo.

Turbinas de energia eólica da GE

Instalação da maior turbina eólica do mundo

Com 126 metros de altura e um rotor de 158 metros, as primeiras turbinas instaladas pela GE podem operar com uma potência de 4.8 MW a 5.1 MW. Segundo o Diretor de Vendas para a divisão de Wind da GE no Brasil, Mauricio Vieira, esse é um marco para a empresa e também para a área de energia eólica no Brasil. A empresa, há mais de 10 anos, vem investido nesse setor e, segundo ele, essa é a oportunidade perfeita para gerar mais energia limpa e renovável, por meio das turbinas eólicas na Bahia.

As turbinas permitem melhoras significativas na produção anual de energia e possuem mais eficiência na hora de fazer manutenção. O executivo afirma, também, que a turbina foi desenvolvida para aproveitar as condições eólicas, reduzindo significativamente os custos e aumentando a capacidade de atender os clientes.

Objetivo da GE no mercado brasileiro

Além de propor ao mercado brasileiro uma nova tecnologia, como a usada na Bahia, o compromisso da empresa GE com a produção local também é um grande destaque. Cerca de 60% dos componentes produzidos no Brasil, com aproximadamente 20 fornecedores em 5 estados, foram desenvolvidos pela GE para se tornar realidade a fabricação da Cypress no território brasileiro. A montagem dos aerogeradores é feita na fábrica da GE, em Camaçari, na Bahia.

A empresa pretende continuar investindo em tecnologias, inovação e desenvolvimento para o mercado de energia eólica no Brasil, que pretende crescer ainda mais. A energia eólica, no Brasil, chegou, recentemente, a 18 GW de capacidade instalada, de acordo com dados da Associação Brasileira de Enegia Eólica. De 8.300 aerogeradores instalados, aproximadamente 3 mil deles foram instalados pela GE.

Sobre a GE Renewable Energy

Constituindo um dos maiores portfólios da indústria em energia renovável, a GE oferece soluções completas para seus consumidores, que exigem energia confiável, acessível e, claro, energia limpa.

A empresa combina soluções para a geração de energia eólica, tanto onshore quanto offshore, hidrelétricas, armazenamento de energia, aerogeradores, entre muitas coisas além de oferecer um serviço digital. Ela instalou mais de 400 GW de energia limpa e equipou mais de 90% das concessionárias. A empresa conta com 40.000 funcionários em mais de 80 países.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.