A EcoRodovias venceu a concessão do projeto Nova Raposo, que abrange importantes rodovias em São Paulo. O contrato prevê R$ 8 bilhões em obras, melhorias e geração de empregos no estado.
A empresa EcoRodovias conquistou a concessão do projeto Nova Raposo em leilão realizado nesta quinta-feira (28), na sede da B3, em São Paulo. A oferta de R$ 2,19 bilhões garantiu à empresa a administração do lote por 30 anos, superando a EPR (R$ 1,17 bilhão), CCR (R$ 1,04 bilhão) e Via Appia (R$ 447,48 milhões). O lance vencedor, anunciado por último, foi recebido com aplausos dos presentes no evento.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), acompanhou o leilão e destacou a importância do projeto. Segundo ele, o maior legado de sua gestão é colocar o estado “na direção certa“.
Tarcísio também anunciou que, em 2024, outros leilões estão programados, incluindo linhas da CPTM e do sistema de balsas. O Jornal O Globo fez uma arte demostrando com clareza o trecho leiloado.
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A concessão abrange as rodovias SP-280, SP-270 e SP-029, incluindo o trecho municipal entre Cotia e Embu das Artes. O investimento total previsto é de R$ 7,9 bilhões, com potencial de gerar 8.300 empregos. Deste montante, R$ 1,3 bilhão será destinado à segurança viária. Abaixo explicaremos com mais detalhes as obras que serão feitas.
Detalhamento das obras da concessão
A proposta prevê um investimento de R$ 7,9 bilhões em obras e melhorias ao longo dos 30 anos de concessão. Além disso, nas rodovias já pedagiadas, haverá uma redução média de 30% nas tarifas atuais, válida desde o início da concessão.
O contrato da concessão inclui a instalação de duas áreas de descanso para caminhoneiros, 42 km de ciclovias, 32 novas passarelas e adequações em outras duas já existentes. Também estão previstas a implantação de 20 novos dispositivos viários e melhorias em outros sete.
Principais obras do projeto Nova Raposo
- Rodovia Castello Branco (SP-280): implantação de faixas adicionais entre Barueri e Araçariguama.
- Rodovia Raposo Tavares (SP-270): construção de marginais e faixas adicionais no trecho entre São Paulo e Cotia.
- Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029): duplicação de um trecho na região de Cotia.
- Ligação Cotia-Embu das Artes: duplicação completa do trecho e melhorias no trajeto, priorizando segurança e fluidez.
As obras reforçam o compromisso com a modernização da infraestrutura, promovendo mobilidade e segurança para motoristas e pedestres.
Modernização das marginais
Entre os destaques está a construção de 43 quilômetros de vias marginais contínuas no trecho urbano entre São Paulo e Cotia.
”A reconfiguração da rodovia permitirá a segregação entre o tráfego local e o tráfego de longa distância, o que reduzirá pontos de conflito na rodovia devido à grande quantidade de entradas e saídas de veículos pelos acessos, que serão interconectados nas vias existentes“, afirmou a Secretaria de Parcerias em Investimentos.
O investimento de R$ 432 milhões permitirá a separação entre o tráfego local e o de longa distância, reduzindo conflitos causados pelas entradas e saídas de veículos. A iniciativa busca maior fluidez e segurança para motoristas e pedestres.
Protestos durante o leilão
Enquanto o leilão acontecia, manifestantes se reuniram em frente à sede da B3. Com faixas contrárias à concessão e à instalação de 12 pedágios, o grupo defendeu investimentos em transporte público de qualidade. A Polícia Militar reforçou a segurança com cerca de 20 agentes no local.
O leilão da Nova Raposo encerra a Maratona de Leilões 2024 do governo paulista, marcando mais um passo na agenda de privatizações e investimentos em infraestrutura do estado.
Daqui uns dias pagaremos pedágio pra entrar e sair de nossa própria casa.
Empresa maldita, está atrasando o ES em 20 anos, não faz nada!