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Por R$ 2,19 bilhões, EcoRodovias venceu a concessão do projeto Nova Raposo; o contrato prevê o investimento de R$ 8 bilhões em obras e melhorias, gerando muitos empregos no estado de São Paulo

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 28/11/2024 às 17:55
Concessão, São Paulo
Foto: Reprodução

A EcoRodovias venceu a concessão do projeto Nova Raposo, que abrange importantes rodovias em São Paulo. O contrato prevê R$ 8 bilhões em obras, melhorias e geração de empregos no estado.

A empresa EcoRodovias conquistou a concessão do projeto Nova Raposo em leilão realizado nesta quinta-feira (28), na sede da B3, em São Paulo. A oferta de R$ 2,19 bilhões garantiu à empresa a administração do lote por 30 anos, superando a EPR (R$ 1,17 bilhão), CCR (R$ 1,04 bilhão) e Via Appia (R$ 447,48 milhões). O lance vencedor, anunciado por último, foi recebido com aplausos dos presentes no evento.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), acompanhou o leilão e destacou a importância do projeto. Segundo ele, o maior legado de sua gestão é colocar o estado “na direção certa“.

Tarcísio também anunciou que, em 2024, outros leilões estão programados, incluindo linhas da CPTM e do sistema de balsas. O Jornal O Globo fez uma arte demostrando com clareza o trecho leiloado.

O trecho da rodovia Raposo Tavares leiloado na B3 — Foto: O Globo

A concessão abrange as rodovias SP-280, SP-270 e SP-029, incluindo o trecho municipal entre Cotia e Embu das Artes. O investimento total previsto é de R$ 7,9 bilhões, com potencial de gerar 8.300 empregos. Deste montante, R$ 1,3 bilhão será destinado à segurança viária. Abaixo explicaremos com mais detalhes as obras que serão feitas.

Detalhamento das obras da concessão

A proposta prevê um investimento de R$ 7,9 bilhões em obras e melhorias ao longo dos 30 anos de concessão. Além disso, nas rodovias já pedagiadas, haverá uma redução média de 30% nas tarifas atuais, válida desde o início da concessão.

O contrato da concessão inclui a instalação de duas áreas de descanso para caminhoneiros, 42 km de ciclovias, 32 novas passarelas e adequações em outras duas já existentes. Também estão previstas a implantação de 20 novos dispositivos viários e melhorias em outros sete.

Principais obras do projeto Nova Raposo

  • Rodovia Castello Branco (SP-280): implantação de faixas adicionais entre Barueri e Araçariguama.
  • Rodovia Raposo Tavares (SP-270): construção de marginais e faixas adicionais no trecho entre São Paulo e Cotia.
  • Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029): duplicação de um trecho na região de Cotia.
  • Ligação Cotia-Embu das Artes: duplicação completa do trecho e melhorias no trajeto, priorizando segurança e fluidez.

As obras reforçam o compromisso com a modernização da infraestrutura, promovendo mobilidade e segurança para motoristas e pedestres.

Modernização das marginais

Entre os destaques está a construção de 43 quilômetros de vias marginais contínuas no trecho urbano entre São Paulo e Cotia.

A reconfiguração da rodovia permitirá a segregação entre o tráfego local e o tráfego de longa distância, o que reduzirá pontos de conflito na rodovia devido à grande quantidade de entradas e saídas de veículos pelos acessos, que serão interconectados nas vias existentes“, afirmou a Secretaria de Parcerias em Investimentos.

O investimento de R$ 432 milhões permitirá a separação entre o tráfego local e o de longa distância, reduzindo conflitos causados pelas entradas e saídas de veículos. A iniciativa busca maior fluidez e segurança para motoristas e pedestres.

Protestos durante o leilão

Enquanto o leilão acontecia, manifestantes se reuniram em frente à sede da B3. Com faixas contrárias à concessão e à instalação de 12 pedágios, o grupo defendeu investimentos em transporte público de qualidade. A Polícia Militar reforçou a segurança com cerca de 20 agentes no local.

O leilão da Nova Raposo encerra a Maratona de Leilões 2024 do governo paulista, marcando mais um passo na agenda de privatizações e investimentos em infraestrutura do estado.

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Jurandir
Jurandir
30/11/2024 16:03

Daqui uns dias pagaremos pedágio pra entrar e sair de nossa própria casa.

Tobaina
Tobaina
30/11/2024 16:03

Empresa maldita, está atrasando o ES em 20 anos, não faz nada!

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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