1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Peixe monstro: pirarucu invasor de 2,5 metros e 160 quilos é fisgado em rio de SP, rende mais de 100 quilos de filé e assusta pescador que fala em um palmo só de boca gigante no interior de São Paulo
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 1 comentário

Peixe monstro: pirarucu invasor de 2,5 metros e 160 quilos é fisgado em rio de SP, rende mais de 100 quilos de filé e assusta pescador que fala em um palmo só de boca gigante no interior de São Paulo

Publicado em 05/12/2025 às 13:15
Pescador captura pirarucu em rio Marinheiro interior de São Paulo peixe gigante espécie invasora rende mais de 100 quilos de filé e vira recorde regional
Pescador captura pirarucu em rio Marinheiro interior de São Paulo peixe gigante espécie invasora rende mais de 100 quilos de filé e vira recorde regional
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
86 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Roberto do Carmo pescador de 53 anos travou luta de 45 minutos para tirar o pirarucu amazônico de 2,5 metros do Rio Marinheiro em Cardoso interior paulista espécie invasora rendeu mais de 100 quilos de filé vendido a quarenta reais o quilo e virou novo recorde pessoal registrado em imagens.

No dia 28 de novembro, o pescador Roberto do Carmo, de 53 anos, fisgou um pirarucu de 2,5 metros e 160 quilos no Rio Marinheiro, em Cardoso, no interior de São Paulo, afluente do Rio Grande que separa os estados de São Paulo e Minas Gerais. A façanha ocorreu em um dos pontos favoritos dos pescadores profissionais da região.

A captura rendeu mais de 100 quilos de filé e as imagens circularam nas redes sociais, mostrando em detalhes o peixe amazônico considerado espécie invasora na região. O episódio reforçou a fama de Roberto, que há décadas vive da pesca e se especializou na captura desse gigante de água doce.

Peixe gigante em rio que divide São Paulo e Minas

Roberto do Carmo é pescador há 30 anos e estava no Rio Marinheiro, em Cardoso, quando sentiu um peso muito acima do normal na ponta da linha.

O afluente deságua no Rio Grande, curso d’água que separa São Paulo de Minas Gerais e vem registrando a presença cada vez maior de grandes peixes amazônicos.

Ao retirar o peixe da água, ele precisou da ajuda de colegas para erguer o animal até o barco. “Olha o tamanho desse peixe, tem mais de um palmo só de boca”, comentou, impressionado com a abertura da cabeça do pirarucu, que mede 2,5 metros do focinho à cauda e domina a cena nas fotos feitas à beira do rio.

Espécie amazônica vira invasora e ameaça peixes nativos

O pirarucu é um peixe típico da Amazônia e está entre os maiores de água doce do Brasil e do mundo. Na região do Rio Grande, porém, é classificado como espécie invasora.

É considerado um peixe que coloca em risco a fauna aquática nativa e, por isso, sua pesca é liberada, sem as mesmas restrições aplicadas a outras espécies.

Pescador profissional, Roberto conta que pegou os primeiros pirarucus há seis anos e, de lá para cá, já retirou mais de 100 desses peixes das águas que separam São Paulo e Minas.

O recorde anterior da região também era dele, com um exemplar de 115 quilos, agora superado pelo peixe de 160 quilos fisgado no fim de novembro.

Briga de 45 minutos com linha fina e barco pequeno

No dia da captura recorde, Roberto arremessou a linha em um remanso próximo à ponte de Cardoso, perto da foz do Rio Marinheiro com o Rio Grande.

Ele estava com duas varas e o pirarucu acabou fisgando justamente a montagem que usava a linha mais fina, o que aumentou o risco de rompimento.

Com receio de que a tralha não aguentasse o peso, o pescador decidiu cansar o peixe antes de tentar aproximá lo.

Foram 45 minutos de briga contínua, em que o pirarucu cansava o pescador e testava o limite da linha, até que o animal começou a perder força. Quando finalmente conseguiu ver o tamanho do peixe, Roberto percebeu que ele não caberia na embarcação.

A saída foi rebocar o peixe até a margem, onde o grupo conseguiu dominar o animal com mais segurança.

Foi preciso um barco maior para transportar o peixão, que ocupava praticamente todo o espaço disponível a bordo, reforçando a dimensão fora do comum daquele exemplar capturado no interior paulista.

Rei do Pirarucu ganha ainda mais fama na internet

Roberto mantém um canal no YouTube em que se apresenta como “Rei do Pirarucu” e registra as pescarias no Rio Grande e em seus afluentes.

As imagens do novo troféu foram publicadas no canal e depois reproduzidas em outras redes sociais, ampliando o alcance da história do peixe gigante fisgado em Cardoso.

Nas fotos, o pescador aparece ao lado do pirarucu e chega a parecer pequeno diante do animal estendido.

As grandes escamas de cor avermelhada chamam a atenção e reforçam o aspecto de “peixe monstro”, muito diferente das espécies mais comuns vistas pelos pescadores da região.

O pirarucu está entre os maiores peixes de água doce do Brasil e do mundo. Na própria Amazônia, registros de exemplares com 3 metros de comprimento e 200 quilos de peso são considerados muito raros, o que torna o peixe fisgado por Roberto grande até para os padrões da região de origem da espécie.

Família vive da pesca e transforma gigante em renda

O pescador paulista e sua família vivem da pesca profissional, por isso o grande pirarucu não ficou apenas na memória e nas fotos.

Depois da pesagem, o peixe foi limpo e transformado em mais de 100 quilos de filé, quantidade suficiente para abastecer diversos clientes habituais da região de Cardoso.

Roberto conta que vendeu o quilo do filé a 40 reais, valor que considera adequado para o mercado local. “Vendi a 40 reais o quilo, um preço bom aqui para a região, assim todos puderam comprar”, afirma o pescador, satisfeito por ver o resultado da pescaria virar renda e alimento para moradores e comerciantes.

E você, encararia fisgar ou comer um pirarucu desse tamanho se ele aparecesse no rio onde você costuma pescar ou passear?

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Joaquim Valiante Duarte
Joaquim Valiante Duarte
05/12/2025 20:15

Parabéns Roberto Pirarucu . Vc mereceu pelo seu esforço e dedicação. Espero que tenha mais sorte e aumente e aumente o seu recorde.

Fonte
Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x