A semana está ótima para a Ocyan, a empresa conquistou mais um contrato de afretamento de navio sonda, dessa vez com PetroRio para o campo de frade e Wahoo
Após conquistar um contrato de afretamento do seu navio sonda, Norbe IX, com a Petrobras, a Ocyan consegue outra conquista. A novidade da vez é contratação da sonda Norbe VI pela PetroRio. A embarcação será utilizada na campanha de desenvolvimento de Wahoo e na revitalização de Frade, que ficam localizados na Bacia de Campos.
Leia também
Sonda da Ocyan é capaz de perfurar até 7,5 mil metros
O contrato com a PetroRio entrará em vigor em março do próximo ano e possibilitará a perfuração de três poços em Frade, sendo dois injetores e um produtor, e em Wahoo serão quatro poços produtores.
O acordo sobre o Norbe VI terá um prazo inicial de 500 dias, podendo ter uma extensão de mais 350 dias adicionais em incrementos de 70 dias. O navio sonda, Norbe VI, da Ocyan foi construído em 2010 e é uma plataforma de perfuração semissubmersível, com posicionamento dinâmico e capacidade de perfurar poços de até 7,5 mil metros e operar em lâmina d’água de até 2,4 mil metros.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
PetroRio adquire mais participação no Campo de Wahoo
Em maio, a PetroRio informou ao mercado que assinou um contrato com a Total E&P do Brasil para comprar 28,6% do campo de Wahoo, no Bloco BMC-30. Se somada à parcela de Wahoo adquirida a participação da Petrorio no campo será de 64,3%.
De acordo com o documento, a empresa pretende gerar um segundo cluster de produção por meio da interligação de Wahoo a Grade, dando sequência ao plano de otimização operacional dos seus ativos. Segundo informado pela empresa, o início das operações de Wahoo estão previstas para 2024.
Contratos recentes da Ocyan
Também nesta semana, além do contrato de afretamento do Norbe VI, a Ocyan também fechou contrato com a Petrobras para o afretamento do seu navio sonda, Norbe IX.
O acordo da Petrobras durará três anos a partir do início da operação da unidade, que tem data prevista para o início de 2022. A embarcação da Ocyan é uma plataforma de perfuração que pode operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e perfurar poços de até 12.195 metros.
No mês de agosto de 2020, o Norbe IX alcançou a marca de 6 anos sem nenhum tipo de acidente e atualmente a embarcação está finalizando outro contrato com a Petrobras, que durou cerca de dez anos.