A empresa Petroreconcavo, que recentemente adquiriu da Petrobras 34 campos maduros, na região Oeste potiguar, pretende investir 150 milhões de dólares no Rio Grande do Norte
A exploração de petróleo em terra – modalidade denominada “onshore” – ganhará um novo fôlego no Rio Grande do Norte com a chegada da companhia Petroreconcavo S.A., que recentemente adquiriu da Petrobras 34 campos maduros, na região Oeste. O anúncio foi feito em visita à governador a Fátima Bezerra, pelo administrador e presidente da empresa, Marcelo Campos Magalhães, nesta segunda-feira 6 de maio.
“Em princípio, iremos trabalhar com três sondas e temos a estimativa de criar cerca de 70 a 80 postos por sonda”, disse Marcelo à governadoria acompanhado dos executivos Troy Finney (diretor de operações), Juan Alves (potiguar de Currais Novos, formado pela UFRN, gerente de operações) e Davi Carvalho (gerente jurídico).
- Cientistas chilenos descobrem um crustáceo ‘predador’ ativo que habita profundidades superiores a 8.000 metros abaixo do nível do mar
- Alerta máximo na Índia! A obra mais perigosa do século tem início em Hirakud, a maior barragem de terra do mundo
- Minas Gerais pode revolucionar transporte com retomada de trem de passageiros visando popularizar transporte ferroviário e minimizar lotação e acidentes em rodovias
- 565 vagas de estágio que podem transformar sua carreira: Bolsas de até R$ 2,4 mil, ensino técnico e médio, e a maior oferta do ano pelo IEL!
Marcelo informou que serão investidos 150 milhões de dólares nos próximos cinco anos, mesmo período em que pretende duplicar a produção de petróleo no polo denominado Riacho da Forquilha, que atualmente produz de 6 a 8 mil barris por dia.
A empresa subsidiária da Petroreconcavo, Potiguar E & P também vai explorar a produção de gás natural e o presidente da companhia já adiantou que pretende criar as condições necessárias para oferecer gás a preço mais competitivo. “Temos que agradecer essa recepção maravilhosa e destacar que o nosso projeto deverá causar um impacto muito positivo para o estado”, afirmou.
Instalada há 19 anos no Brasil, a Petrorecôncavo explora petróleo em 17 campos na Bahia, onde produz cerca de 4,5 mil barris por dia e se destaca pela larga experiência em aumentar a produtividade nos chamados campos maduros.
Para iniciar as atividades no RN, previsto para o mês de outubro, após cumprir etapas de licenciamentos e autorizações junto aos órgãos reguladores, a corporação está constituindo empresa local – a Potiguar E & P (Exploração e Produção) – que terá sede em Mossoró e deverá gerar pelo menos 200 empregos diretos, nas bases de produção, além dos funcionários que atuarão no setor administrativo.
A governadora mostrou entusiasmo com a aquisição desses campos pela Petrorecôncavo e ressaltou a importância do fortalecimento da cadeia produtiva do setor petrolífero, pois desde que a Petrobras reduziu a exploração de petróleo no RN, gerou desemprego e queda na arrecadação de impostos. “Se essa empresa não adquirisse esses campos, eles certamente seriam devolvidos e nós teríamos muitos postos de empregos fechados. Agora podemos contar com uma nova fase na exploração de petróleo no estado”, reafirmou Fátima.
Para suprir demanda, refinarias dos EUA buscam petróleo no Brasil