PETRONAS assume liderança e dá início na produção de fluidos para veículos elétricos

Roberta Souza
por
-
26-11-2021 08:24:28
em Veículos Elétricos
veículos elétricos, petronas Foto: reprodução google

Mais positivos ecologicamente, veículos elétricos tiveram um crescimento de 70% em 2020

A Petronas acaba de lançar uma nova linha de fluidos específica para veículos elétricos. A produtora vem focando desde 2019 no desenvolvimento de tecnologias para a e-mobilidade e busca zerar as emissões de carbono até 2050.

Veja ainda:

A Petronas Lubricants International Sdn. Bhd. (PLI), setor global de fabricação e marketing de lubrificantes da Petronas, lançou a nova geração do Petronas Iona para Veículos Elétricos (VE) – em seu Centro Global de Pesquisa e Tecnologia, na Itália, alcançando um marco importante na inovação tecnológica de fluidos.

O lançamento com o tema “Acelerando a Eficiência, Revolucionando a e-mobilidade” representa uma conquista no almejo de tecnologias e tendências cada vez mais recentes no âmbito dos carros elétricos.

Vendas de veículos elétricos cresceram 70% em 2020

Conforme dados publicados no Global EV Outlook 2021, com a pandemia da COVID-19, as vendas de veículos elétricos tiveram um crescimento de 70% em 2020, enquanto as de veículos convencionais caíram. Esse fato mostra, na prática, a importância de investir no setor.

“Acreditamos que a e-mobilidade está se expandindo em ritmo acelerado. Com este rápido crescimento, soluções inovadoras são essenciais para alavancar o movimento em direção à e-mobilidade para um futuro mais sustentável”, disse o diretor executivo do Grupo da PLI, Giuseppe D’Arrigo.

A linha da Petronas Lona, lançada primordialmente em 2019, tem por objetivo a descarbonização energética, otimizando a eficiência, a segurança e o desempenho de veículos elétricos com soluções avançadas de fluidos VE. Desde então, a empresa trabalha em desenvolvimentos a fim de acompanhar a evolução na tecnologia.

A geração subsequente do Petronas Lona foi projetada para responder às diversas exigências dos sistemas de acionamento elétrico e dos eixos, incluindo o controle de atrito e desgaste, além do gerenciamento térmico para gestão de temperatura, para que seja possível maximizar o desempenho, a eficiência energética e a confiabilidade de veículos elétricos de alto desempenho.

Investimento em carbono zero até 2050

Para apoiar a meta de carbono zero até 2050, a Petronas investe 75% do seu fundo de investimentos em Pesquisa e Tecnologia em iniciativas como a de acelerar o funcionamento pleno de carros elétricos, a fim de cumprir com a sustentabilidade.

Após o lançamento, a PLI reuniu especialistas líderes da indústria para o seu segundo seminário online em vídeo (webinar), Petronas EV Fluids Webinar 2021, com o intuito de discutir sobre fluidos para impulsionar a indústria de veículos elétricos e avançar, com esforços coletivos, rumo a um futuro sustentável. O evento contemplou todos os tópicos de extrema importância para o desenvolvimento, apresentados por especialistas da PLI.

A Petronas tem trabalhado, desde 2018, em projetos colaborativos com pioneiros do ramo na co-criação de fluidos seguros, idealizados de forma específica para motores elétricos.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe