Petrobras transferiu, no sábado (4/12), a operação do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia para Excelerate e navio regaseificador da petroleira brasileira será direcionado para o Terminal de Pecém, no Ceará

Flavia Marinho
por
-
06-12-2021 13:35:53
em Petróleo, Óleo e Gás
Bahia - ceará - Petrobras - gás - terminal - navio terminal de regaseificação da Bahia

Com a mudança, navio regaseificador da Petrobras, na Bahia, será direcionado para o Terminal de Pecém, no Ceará

A Petrobras informou em fato relevante ao mercado, que transferiu no último sábado (4/12), a operação do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito da Bahia (TR-BA) para a empresa Excelerate Energy Comercializadora de Gás Natural, vencedora da licitação para arrendamento do ativo.

Leia também

A assinatura do Termo de Recebimento previsto em contrato foi realizada após a aprovação da operação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com o apoio da Petrobras, a Excelerate obteve as licenças e autorizações necessárias, cumprindo também as condições precedentes existentes no contrato de arrendamento para a operação do terminal. O navio regaseificador já se encontra posicionado no TR-BA e, com a transferência da operação, a Excelerate tem a possibilidade de disponibilizar gás natural ao mercado.

A iniciativa estava prevista no Termo de Compromisso de Cessação firmado com o Cade para construção de um ambiente favorável à entrada de novos investidores no setor.

A atracação do navio da Excelerate permitirá também a transferência do navio regaseificador Golar Winter, a serviço da Petrobras, para o terminal de regaseificação de GNL de Pecém, localizado no Ceará, ficando aptos a operar os três terminais conectados à malha integrada de transporte de gás natural do país (Baía de Guanabara, Pecém e Bahia).

Marcos da Abertura do Mercado de Gás no Brasil e a Petrobras

O mundo está passando por um processo de profunda transformação – com impacto em todos os setores da sociedade e da economia. Com a Petrobras, não é diferente: a estatal passa por grandes mudanças que convergem para um mercado de energia cada vez mais aberto e competitivo. Nesse movimento, suas estratégias de negócio refletem esse esforço de adaptação e transformação.

Para garantir o futuro e continuar investindo, a petroleira precisa ser uma empresa saudável financeiramente, mais forte, mais eficiente e mais competitiva. A Petroleira brasileira quer ser uma empresa de alto desempenho, com foco em óleo e gás, alinhada ao compromisso de maior geração de valor e direcionamento de recursos, com ênfase nas atividades de Exploração e Produção em águas profundas e ultraprofundas.

No que se refere ao mercado de gás natural, a estratégia consiste em atuar de forma competitiva na comercialização do gás próprio e de otimizar o portfólio termoelétrico com foco no autoconsumo.

Entenda o que é o Novo Mercado de Gás

Com a Nova Lei do Gás, que estabelece um marco regulatório para o setor de gás natural, o Brasil está diante de uma grande oportunidade para impulsionar o segmento energético. As mudanças em curso para a abertura do mercado de gás conciliam os interesses da sociedade e dos diversos agentes da cadeia de valor, além de consolidar os esforços para a criação de um modelo institucional alinhado às melhores práticas internacionais.

A estratégia da Petrobras está focada em atuar de forma competitiva na comercialização do gás próprio e na otimização do portfólio termoelétrico, com foco no autoconsumo.

Com essas ações, a empresa busca conciliar os interesses da sociedade, consolidando os esforços para a criação de um modelo alinhado às melhores práticas internacionais na qual fomentamos o desenvolvimento de um mercado de gás aberto, competitivo e sustentável no Brasil.

O processo de abertura do mercado brasileiro de gás natural vem ocorrendo de forma acelerada nos últimos anos.

Publicidade




Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.