MENU
Menu
Início Petrobras inaugura Laboratório de Impressão 3D para fabricação de peças, equipamentos e ferramentas de apoio a operação e manutenção em refinarias e plataformas de exploração e produção de petróleo

Petrobras inaugura Laboratório de Impressão 3D para fabricação de peças, equipamentos e ferramentas de apoio a operação e manutenção em refinarias e plataformas de exploração e produção de petróleo

11 de dezembro de 2022 às 15:39
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
3d - impressão 3D - equipamentos 3D - impressora 3D - preço - peças 3D - petróleo - petrobras
Laboratório de Impressao 3D de pecas e equipamentos para apoio a refinarias e plataformas de petróleo – Imagem Petrobras

O foco do trabalho do LAB i3D é atender as plataformas com peças que sejam partes de componentes não vendidos separadamente, obsoletas ou com necessidade de melhorias

Petrobras informou em fato relevante que inaugurou, no dia 30 de novembro, seu Laboratório de Impressão 3D (LAB i3D) da Unidade de Negócios de Exploração e Produção do Espírito Santo (UN-ES). Será possível criar objetos diretamente a partir do computador, utilizando plástico como matéria-prima.

De acordo com a Petrobras, o novo espaço também busca apoiar as plataformas na criação dos modelos 3D, oferecendo um catálogo digital de peças, simulações eletrônicas e os documentos necessários para gestão de mudança na aplicação dos componentes.

Artigos recomendados

Laboratório d impressão 3D apoiará Refinarias Petrobras e 15 plataformas dos campos de Roncador, Jubarte, Albacora, Barracuda, Búzios, Marlim Sul, Marlim e Tupi

O foco do trabalho do LABi 3D é atender as plataformas com peças que sejam partes de componentes não vendidos separadamente, obsoletas ou com necessidade de melhorias, conforme demandas específicas.

Além disso, será possível desenvolver ainda gabaritos e ferramentas de apoio à operação e manutenção. Um exemplo da aplicação dos objetos impressos no LABi 3D foi a criação de um difusor de ar-condicionado com um novo conceito, resolvendo um problema no direcionamento de ar para os camarotes e salas das plataformas.

Atualmente, o laboratório apoia 15 plataformas dos campos de Roncador, Jubarte, Albacora, Barracuda, Búzios, Marlim Sul, Marlim e Tupi. As refinarias da Petrobras também já estão começando a ser atendidas pelo LABi 3D.

Projeto iniciou a bordo da P-58 nas conversas de corredor e nas oficinas

Nascido a bordo da P-58, nas conversas de corredor e nas oficinas, o projeto iniciou os trabalhos em 2019. Apoiado pela liderança, os equipamentos foram adquiridos e em pouco tempo se estabeleceu uma rotina de aplicação da impressão 3D para apoiar a manutenção.

Com o compartilhamento dessa experiência, várias unidades também puderam iniciar seus testes, contribuindo para um importante capítulo na Transformação Digital da companhia.

Recentemente, a equipe do LABi 3D, profissionais da P-58, do Centro de Pesquisas da Petrobras e do Senai/Joinville conseguiram fabricar uma peça de metal para um compressor de ar, resolvendo um problema operacional em apenas seis dias, enquanto o tempo médio de fornecimento desse componente seria de 218 dias. “Caso ocorra a parada deste equipamento, em poucos minutos o ar comprimido é fechado, levando ao fechamento gradual dos poços até a parada da produção da plataforma”, explica Marcos Fabio Pereira, supervisor de manutenção na P-58.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR