Início Petrobras e Vibra Energia realizarão testes do novo diesel renovável em janeiro, no Paraná

Petrobras e Vibra Energia realizarão testes do novo diesel renovável em janeiro, no Paraná

29 de dezembro de 2021 às 10:04
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Petrobras - Vibra Energia - Diesel renovável - Paraná
Diesel renovável será testado no PR – foto: Divulgação/Petrobras

A Vibra Energia e a Petrobras se uniram para testar o novo diesel renovável no Paraná, que pode reduzir até 70% das emissões de gases de efeito estufa. O novo combustível contará com 15% de conteúdo renovável

Três linhas de ônibus que são operadas pela Auto Viação Redentor, em Curitiba, no Paraná, começarão os primeiros testes com o novo Diesel R5, com 5% de conteúdo renovável no próximo mês. O novo combustível está sendo gerado de forma experimental na Refinaria Getúlio Vargas (REPAR). Nessa fase de testes, os ônibus rodarão com o diesel renovável por seis meses e, durante este período, a Vibra Energia e a Petrobras fornecerão cerca de 120 m³ do diesel para os veículos do município do Paraná, com o intuito de avaliar a sua influência na redução de emissões, desempenho e na manutenção em situações reais.

Leia outras notícias relacionadas

Diesel renovável ou combustível fóssil aprimorado? Entenda!

Diesel Verde? Ou um combustível fóssil melhorado? – Reprodução/Youtube

O diesel verde é gerado através do coprocessamento de gordura animal ou óleos vegetais com óleo diesel de petróleo. O combustível sai da refinaria com 5% de diesel renovável, que também é conhecido como diesel verde, e o restante de diesel mineral.

A Vibra Energia fará a adição obrigatória de 10% de biodiesel éster e entregará o produto final aos consumidores com 15% de conteúdo sustentável. Os estudos preliminares indicam que o diesel renovável, que será testado pela Petrobras e pela Vibra Energia no Paraná, reduz cerca de 70% das emissões de gases poluentes se comparado ao diesel mineral, que é derivado de petróleo.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

O diesel verde é um biocombustível avançado, sendo igual ao diesel mineral quimicamente, porém produzido a partir de fontes mais sustentáveis, como óleos vegetais, gorduras de animais e até mesmo óleo de cozinha já usado.

Diesel renovável é muito utilizado nos EUA e na Europa

O combustível que será testado pela Vibra Energia e pela Petrobras no Paraná pode ser fabricado em unidades voltadas ao coprocessamento em unidades de hidrotratamento de óleos vegetais, como o diesel de petróleo.

Embora ainda não seja utilizado de forma industrial no país, esta tecnologia que será testada no Paraná é bastante utilizada na Europa e nos EUA, uma vez que se trata de uma forma mais em conta e mais rápida de se introduzir o diesel renovável no mercado, tendo em vista que utiliza as unidades industriais já existentes nas refinarias de petróleo.

CNPE pode considerar o diesel renovável no teor obrigatório de biocombustível no óleo diesel

Atualmente, está sendo discutido no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a possibilidade do diesel renovável, que é produzido em unidades por coprocessamento ou unidades dedicadas, também ser considerado no teor obrigatório de biocombustível no óleo diesel.

Caso seja aceita, a introdução do combustível, que será testado pela Vibra Energia e pela Petrobras no Paraná, poderá gerar vantagens aos consumidores, na medida em que o uso do diesel verde, mais moderno, viabiliza a utilização de teores mais elevados de renováveis nos novos motores movidos a diesel.

Além disso, propiciará uma competição maior entre os biocombustíveis para motores a diesel. A concorrência fomenta a melhoria de qualidade e diminuição de custos dos dois produtos, o diesel verde e o biodiesel éster.

Relacionados
Mais recentes