A CDP, renomada organização de sustentabilidade, reconheceu a Petrobras como empresa de destaque no engajamento de fornecedores.
No ciclo de 2022, a Petrobras conquistou a impressionante classificação A- no aspecto Supplier Engagement Rating (SER), índice mundial que mede a promoção de boas práticas ambientais e ações de combate às mudanças climáticas em toda a cadeia de suprimentos.
A Petrobras alcançou um resultado inédito, que representa a validação de suas iniciativas e políticas de sustentabilidade. Esta notável conquista reconhece sua efetiva implantação no mercado fornecedor de bens e serviços.
Saiba mais sobre o reconhecimento da Petrobras
Como destaque, em 2022, a empresa realizou ações de conscientização, como eventos e treinamentos, com empresas fornecedoras de bens e serviços, e lançou a “Jornada ESG (Ambiental, Social e Governança) Fornecedores”.
- Exploração de petróleo na Margem Equatorial: 16 bilhões de barris e 326 mil empregos que podem transformar o Amapá e o Brasil
- Negócio bilionário no mar: PRIO investe US$ 1,92 bilhão e assume 40% de campo offshore gigante do Brasil após saída de empresas da China
- Nova descoberta de gás na América do Sul leva Venezuela a 300,9 BILHÕES de barris, supera Arábia Saudita, Canadá e Iraque, e deixa Oriente Médio comendo poeira!
- Governo federal aprova e petróleo do pré-sal será leiloado! Novo domínio da China?
A Petrobras aderiu à iniciativa CDP Supply Chain, que incentiva os fornecedores a mapearem suas emissões e darem transparência às suas iniciativas e práticas relacionadas a governança, eficiência energética, redução de emissões, meio ambiente, mudanças climáticas e transição energética.
O Plano Carbono Neutro também foi estruturado para fortalecer seu posicionamento de baixo carbono por meio de uma visão corporativa integrada para todas as suas iniciativas, inclusive aquelas que envolvem a cadeia de fornecedores.
Este é mais um reconhecimento dos esforços e iniciativas ESG da Petrobras. Em dezembro de 2022, a Petrobras passa a integrar a lista de empresas globais de maior destaque em ações de mitigação das mudanças climáticas divulgada pelo CDP.
A empresa recebeu a classificação A- do CDP no ano passado por boas práticas nessa área. Além disso, a empresa mantém uma classificação A- para segurança na água. Essas classificações significam que a Petrobras é reconhecida como líder, classe disponível apenas para um excelente grupo de empresas que demonstram as melhores práticas no tratamento de questões ambientais.
Emissão neutra é destaque na empresa
Em seu plano estratégico 2023-2027, a Petrobras reafirmou sua ambição de eliminar as emissões operacionais nas atividades sob seu controle até 2050, e influenciou seus parceiros a alcançarem a mesma ambição em ativos não operacionais.
Para isso, está investindo US$ 4,4 bilhões em soluções de tecnologia e projetos de descarbonização para acelerar a descarbonização de operações e seus produtos, alcançar maior eficiência de metano e devolver o CO2 à fluência e armazenamento até 2025.
Conselho da Petrobras rejeita dois candidatos de Lula
A diretoria da Petrobras rejeitou duas indicações do governo para uma renovação colegiada, a ser avaliada em assembleia de acionistas no final de abril, após parecer negativo da comissão interna.
Os nomes considerados inelegíveis são o ministro do Petróleo e Gás do MME, Pietro Mendes, e o ex-ministro Sérgio Machado Rezende, que dirige o PSB. Em ambos os casos, a comissão responsável pela análise dos cursos alegou violação da Lei das Estatais. O grupo se chama Cope (Comitê do Povo) e é formado por quatro conselheiros e um independente. No entanto, o governo pode insistir em nomeações.