Petrobras doa 1 milhão de reais e ajuda SENAI na recuperação de ventiladores pulmonares

Flavia Marinho
por
-
19-05-2020 17:40:50
em Petróleo, Óleo e Gás
Petrobras doa 1 milhão de reais e ajuda SENAI na recuperação de ventiladores pulmonares Petrobras doa 1 milhão de reais e ajuda SENAI na recuperação de ventiladores pulmonares

Petrobras doa 1 milhão de reais para restaurar pelo menos 100 respiradores. Senai presta suporte a 39 centros de manutenção distribuídos em 20 estados e no DF

No esforço ao combate ao novo coronavírus, Petrobras está apoiando o SENAI e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) no trabalho de recuperação de ventiladores mecânicos em todo o Brasil. Tentativa de furto em oleoduto da Petrobras causou vazamento de combustível e grandes danos ambientais no Paraná

Leia também

Um dos grandes desafios de ajudar a sociedade no enfrentamento desse problema, é a pouca disponibilidade de ventiladores pulmonares para tratamento de pacientes graves.

Com a doação na ordem de 1 milhão de reais, a expectativa da Petrobras é viabilizar a restauração de no mínimo 100 equipamentos.

O investimento feito pela Petrobras dará suporte a 39 centros de manutenção de ventiladores coordenados pelo SENAI, distribuídos em 20 estados e no Distrito Federal, dedicados a restaurar os equipamentos e a ajudar no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Os centros beneficiados receberão os aparelhos danificados encaminhados por hospitais públicos de todo o Brasil.

“Os ventiladores são essenciais para salvar a vida das pessoas, mas o grande impasse que vivemos é a sua escassez no mercado. Vimos que a manutenção de equipamentos danificados poderia ajudar a minimizar esse problema. Fizemos um amplo trabalho de pesquisa para chegar até essa iniciativa liderada pelo SENAI que se tornou referência em todo país. É uma verdadeira força-tarefa de solidariedade que já está rendendo bons frutos, e só tende a se ampliar daqui pra frente”, disse o líder da iniciativa na Petrobras, Luiz Augusto de Andrade.

Rede Voluntária

Esse esforço de recuperação dos ventiladores mecânicos integra uma ampla rede batizada de “Iniciativa + Manutenção de Respiradores” liderada pelo SENAI e CNI, que abrange inúmeras empresas voluntárias de todo país dos mais diversos perfis.

E a iniciativa já acumula resultados expressivos: desde que começou a operar, em março já devolveu mais de 500 respiradores consertados a instituições de saúde de todo país.

Além da Petrobras, a rede voluntária é formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ArcelorMittal, BMW Group, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Hyundai Motor Brasil, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e POLI-USP, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz do Brasil, Moto Honda, Renault, Scania, Toyota, Troller, Usiminas, Vale, Volkswagen do Brasil e Volvo do Brasil. A Iniciativa + Manutenção de Respiradores ainda tem apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Defesa, do Ministério da Economia, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da ABEClin.

O pesquisador Luiz Augusto de Andrade, líder da iniciativa na Petrobras, fala sobre a parceria. Confira em vídeo e em áudio clicando aqui.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.