1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Indústria offshore do Brasil volta a reinar: Petrobras anuncia contratação de 200 novas embarcações, com estimativa de geração de 280 MIL empregos diretos e indiretos
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 1 comentários

Indústria offshore do Brasil volta a reinar: Petrobras anuncia contratação de 200 novas embarcações, com estimativa de geração de 280 MIL empregos diretos e indiretos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 01/04/2024 às 21:09
petrobras, embarcações, investimento
Foto: reprodução adaptada google imagens / petrobras

Descubra como a Petrobras planeja renovar sua frota e impulsionar a indústria nacional com novas oportunidades de emprego e crescimento econômico.

A Petrobras estima contratar cerca de 200 novas embarcações de 2024 a 2028, como parte de seu plano estratégico de investimento. Essas contratações incluem tanto a substituição de contratos vigentes quanto o incremento da frota, com foco em modernidade e sustentabilidade, conforme o site Mossoro Hoje.

Com acordo com o IBAMA, a Petrobras planeja explorar e fazer investimento a Margem Equatorial e investir em transição energética, especialmente no setor eólico no mar. Os investimentos já começaram no litoral do Rio Grande do Norte, com perfurações no Campo de Pitu.

Tecnologia e sustentabilidade

As novas embarcações do investimento da Petrobras terão especificações técnicas voltadas para soluções tecnológicas eficientes e com redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE), alinhadas com os compromissos ambientais da Petrobras.

As contratações de embarcações aquecerão a demanda da indústria offshore brasileira, com estimativa de 280 mil empregos diretos e indiretos por ano. A companhia está comprometida em promover o desenvolvimento do mercado fornecedor local, além de investimentos pesados.

Confira os novos elementos estratégicos para o período de 2024 a 2028 da Petrobras

Variedade de demandas além das embarcações

Além das embarcações de apoio, a Petrobras prevê contratações de navios de cabotagem, FPSOs, embarcações para atividades submarinas e de poços, e atividades de descomissionamento de plataformas, ampliando as oportunidades para a indústria nacional.

A companhia também prevê o descomissionamento de 23 plataformas até 2028, além das embarcações, gerando demanda para a reciclagem sustentável de materiais e fortalecendo a indústria nacional nesse segmento.

Preparação do mercado

A Petrobras vem apresentando sua carteira de projetos em fóruns de fornecedores e investimento, desde o ano passado, para que o mercado se prepare para as futuras encomendas e oportunidades de crescimento. Com investimentos bilionários e um plano ambicioso, a Petrobras está reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a expansão da indústria brasileira.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x