A OTAN planeja reduzir as emissões de carbono e estuda investir em painéis solares como fonte de energia
Enquanto o mundo se move para diminuir as emissões de CO2, a OTAN, aliança militar mais poderosa do mundo, percebe o investimento em energia limpa como algo fundamental. Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, fez um pedido recente para que os países começassem a trabalhar juntos para que tanques de guerra pesados ou caças e navios de guerra passassem a ter painéis solares nas suas armas de guerra.
A fala do secretário-geral aconteceu na New Ideas for OTAN 2030. Ele destacou que os militares dos países membros da OTAN devem se comprometer para frear as emissões de CO2: ”A OTAN deve trabalhar para ver como podemos reduzir as emissões das operações militares”.
OTAN busca reduzir emissões de CO2 e contribuir com o meio ambiente
Ele destacou que armas de guerra como navios, tanques de guerra e caças consomem muito combustível fóssil, sendo grandes emissores de CO2: ”Todos nós temos o conhecimento de que tanques de guerra, caças e navios de guerra consomem muito combustível fóssil. Portanto, temos que estudar como podemos reduzir essas emissões por combustíveis alternativos, painéis solares, outras formas de executar nossas missões.”
- Inaugurada em Minas Gerais a nova maior fábrica da América Latina para produção de rações e suplementos minerais com previsão de gerar centenas de empregos
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
Os gastos de armas de guerra realmente são preocupantes?
Um relatório produzido pela SGR sobre a pegada de carbono (carbon footprint) revelou que, em 2019, cerca de 24,8 toneladas de ‘tCO2e’ foram emitidas pelo poderio militar da União Europeia. Isso equivale a cerca de 14 milhões de carros médios. Ao mesmo tempo, outro estudo do mesmo ano mostra que o somente as Forças Armadas dos Estados Unidos polui mais do que as Forças Armadas de 140 países juntos. Para se ter uma ideia, um tanque de guerra americano polui o equivalente a 10 carros comuns.
Painéis solares teriam a capacidade de movimentar armas de guerras tão pesadas?
Segundo dados do site Interesting Engineering, movimentar um tanque de guerra com a painéis solares com a tecnologia atual seria algo impraticável. Hoje, a tecnologia de painéis solares em veículos ainda está no seu começo, dificultando ainda mais a sua aplicação em armas de guerra que necessitam de muita força. Todavia, ela poderia ser usada para dar mais potência aos tanques e diminuir a dependência e aumentando a eficiência dos combustíveis.