Os maiores megaprojetos do mundo que redefinirão o cenário global em 2024, com foco na construção de pontes, arranha-céus, cidades inteligentes e muito mais.
Em 2024, o mundo verá a conclusão de alguns dos maiores megaprojetos do mundo , iniciativas que prometem transformar cidades, modernizar infraestruturas e criar novos marcos globais. De obras faraônicas que desafiam a engenharia a empreendimentos tecnológicos que antecipam o futuro, esses projetos representam o ápice da construção moderna. Vamos aprofundar nos detalhes de cada um desses 21 megaprojetos que estão prestes a se tornar realidade.
1. Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo
Uma das maiores obras de infraestrutura urbana do Brasil, a construção da Linha 6-Laranja, também conhecida como Linha das Universidades, avança para conectar importantes regiões educacionais e de saúde de São Paulo. Com 15,3 km de extensão, 15 estações e um custo de 3 bilhões de dólares, a linha promete aliviar o trânsito da cidade. Iniciada em 2015, a obra passou por paralisações, mas está prevista para ser concluída entre 2024 e 2025.
2. Seal Tower, Dubai
Em Dubai, a construção da Seal Tower se destaca não apenas pela altura, com 365 metros, mas também pela ousadia de seu design, composta por duas torres de vidro conectadas por uma passarela a 300 metros do chão. Com um investimento de 544 milhões de dólares, a torre abrigará mais de 1.000 quartos, incluindo 150 suítes, sendo o hotel mais alto do mundo quando lançado no final de 2024.
- Gigantesco leilão de rodovias pode mudar totalmente o transporte no estado – são mais de R$ 35 bilhões em jogo
- Dubai desafia o impossível: o próximo arranha-céu recordista que vai deixar o mundo de boca aberta
- Novo sistema para gerar luz gratuita sem utilizar energia elétrica: Economize energia em sua construção e tenha luz natural filtrada sem calor
- Projeto ousado prevê a criação de teleféricos na periferia de São Paulo para dar mobilidade e gerar emprego na maior metrópole do país
3. Ilha Neom, Arábia Saudita
Parte do gigantesco projeto Neom, a Ilha Calá está sendo desenvolvida como um destino turístico de luxo, com um custo de 800 milhões de dólares. A construção inclui resorts, marinas e campos de golfe, atrações para atrair turistas globais com experiências exclusivas. A conclusão dessa ilha, que integra o plano de diversificação econômica da Arábia Saudita, está prevista para 2024.
4. For Frankfurt, Alemanha
O For Frankfurt é um complexo multifuncional de arranhões que visa transformar o centro da cidade de Frankfurt. Composto por quatro torres que abrigarão escritórios, residências, hotéis e espaços comerciais, o projeto tem um custo de 1 bilhão de euros. A construção pretende redefinir o horizonte da cidade, oferecendo instalações modernas e um novo ponto de encontro urbano até o final de 2024.
5. Reforma da Catedral de Notre-Dame, Paris
Após o devastador incêndio de 2019, a Catedral de Notre-Dame, um ícone da arquitetura gótica, está passando por uma restauração meticulosa. O projeto, com um custo de 850 milhões de euros, combina técnicas tradicionais e modernas de construção para garantir a fidelidade ao design original. A catedral deverá reabrir ao público no final de 2024, embora a restauração completa continue além desses dados.
6. Estádio Santiago Bernabéu, Madri
O Real Madrid está investindo 1 bilhão de euros na reforma do Santiago Bernabéu, que visa transformá-lo em um dos estádios mais modernos do mundo. A construção inclui um teto retrátil, fachada futurista e novos espaços comerciais, além de aumentar a capacidade de gerar receitas para o clube. A conclusão das obras está prevista para agosto de 2024.
7. Woven City, Japão
Localizada na base do Monte Fuji, a Woven City, desenvolvida pela Toyota, é um laboratório vivo de inovação. Uma cidade inteligente integrará veículos independentes, robótica e infraestrutura sustentável em uma área de 700.000 m². Com um custo de 4,6 bilhões de dólares, a construção da primeira fase será concluída entre o final de 2024 e o início de 2025.
8. Mumbai Trans Harbour Link, Índia
A maior ponte da Índia em extensão, o Mumbai Trans Harbour Link, conectará Mumbai à cidade de Navi Mumbai, abrangendo 22 km. Com seis pistas de tráfego e uma infraestrutura moderna, a construção visa suportar o intenso tráfego da região, com um investimento de 2,2 bilhões de dólares. A conclusão está prevista para setembro de 2024.
9. Expansão do Aeroporto Internacional de Incheon, Coreia do Sul
Com a adição de um novo terminal e ampliação das pistas existentes, a fase 4 da expansão do Aeroporto de Incheon visa aumentar sua capacidade para 106 milhões de passageiros por ano. O projeto, que custará 4,2 bilhões de dólares, é uma peça-chave na infraestrutura de transporte da Coreia do Sul. A conclusão das obras está prevista para 2024.
10. Aeroporto Internacional de Navi Mumbai, Índia
Com o objetivo de desafogar o movimento Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, a construção do novo Aeroporto Internacional de Navi Mumbai representa um dos maiores investimentos em infraestrutura da Índia, com um custo de 2,3 bilhões de dólares. Projetado para atender até 60 milhões de passageiros por ano, o aeroporto será concluído em dezembro de 2024.
11. Ponte Internacional Gordie Howe, Canadá-EUA
Essa ponte de 2,5 km de extensão visa facilitar o comércio e o transporte entre o Canadá e os Estados Unidos. Com seis pistas e novas instalações alfandegárias, a construção é essencial para fortalecer a conexão entre Windsor, em Ontário, e Detroit, em Michigan. O projeto, que custará 5,7 bilhões de dólares, está previsto para ser concluído no final de 2024.
12. Túnel do Metrô de Melbourne, Austrália
Com um túnel de 9 km e cinco novas estações subterrâneas, o projeto do metrô de Melbourne está orçado em 7 bilhões de dólares. A construção visa aumentar a capacidade e melhorar a conectividade do sistema de transporte da cidade. A conclusão das obras está prevista para 2024 e 2025.
13. Renovação do Aeroporto LaGuardia, Nova York
A transformação do Aeroporto LaGuardia, iniciada em 2016, está quase completa. Com um custo total de 8 bilhões de dólares, o projeto modernizou terminais, áreas de embarque e infraestrutura de transporte terrestre. Algumas áreas ainda estão em fase final de construção , com conclusão prevista para 2024.
14. Fase 1 de Qiddiya, Arábia Saudita
Qiddiya é um mega complexo de entretenimento e cultura, planejado para ser um dos principais destinos turísticos do mundo. A fase 1, que inclui parques temáticos, instalações esportivas e áreas de lazer, está em construção desde 2019, com um custo de 8 bilhões de dólares. A conclusão dessa fase inicial está prevista para 2024.
15. Linha 5 Eglinton, Toronto
A nova linha de transporte rápido de Toronto, com 19 km de extensão, 10 km dos quais quadras, e 25 novas estações, é um dos maiores projetos de infraestrutura do Canadá. Com um custo de 7 bilhões de dólares, a construção concluída será até o final de 2024.
16. Infraestrutura para as Olimpíadas de Paris 2024
Para receber os Jogos Olímpicos de 2024, Paris está investindo 12 bilhões de euros na construção e renovação de instalações esportivas, como a Vila Olímpica e o Stade de France. A maioria das obras foi concluída recentemente, mas algumas ainda serão finalizadas ao longo de 2024.
17. Sydney Metro City, Austrália
A expansão do metrô de Sydney inclui 30 km de novos túneis e sete estações subterrâneas. Esse projeto de 10 bilhões de dólares está em construção desde 2017, com conclusão e início das operações previstas para 2024.
18. Trem Maia, México
O Trem Maia, que atravessa 1.525 km no sudeste do México, é um projeto ferroviário destinado a investir o turismo e o desenvolvimento econômico da região. Com 17 estações e um custo de 10 bilhões de dólares, a construção será concluída até dezembro de 2024.
19. Fábrica de Chips da Samsung, Texas
A nova fábrica de semicondutores da Samsung em Taylor, Texas, é uma das maiores do mundo. Projetada para aumentar a produção de chips avançados, a construção de 25 bilhões de dólares será finalizada no segundo semestre de 2024.
20. Usina Vogtle, EUA
A construção dos reatores nucleares 3 e 4 da usina Usina Vogtle, na Geórgia, é um projeto de 30 bilhões de dólares. O reator 4, que será concluído em 2024, é um dos primeiros novos reatores construídos nucleares nos EUA em décadas.
21. Red Sea Project, Arábia Saudita
O Red Sea Project, um empreendimento turístico sustentável na costa do Mar Vermelho, abrange mais de 28.000 km² e inclui 90 ilhas. Uma primeira fase, que custará 10 bilhões de dólares e incluirá 16 hotéis e infraestrutura básica, será concluída em 2024, com o projeto completo previsto para 2030.
Maiores megaprojetos do mundo exemplifica o que há de mais avançado em construção
Cada um desses maiores megaprojetos do mundo exemplifica o que há de mais avançado em construção, refletindo a capacidade da humanidade de realizar empreendimentos grandiosos que não apenas moldam o presente, mas também constroem o futuro.