MENU
Menu
Início O novo presidente da Petrobras, indicado por Lula, confirma que o governo terá politica intervencionista nos preços dos combustíveis da petroleira estatal

O novo presidente da Petrobras, indicado por Lula, confirma que o governo terá politica intervencionista nos preços dos combustíveis da petroleira estatal

30/12/2022 às 16:41
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Jean Paul Prates presidente da Petrobras Lula 2

Os preços dos combustíveis no Brasil foram ajustados ao PPI desde a posse de Temer, EM 2016.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), provável próximo presidente da Petrobras, afirmou ao Blog G1 que a fixação dos preços dos combustíveis é “uma responsabilidade do governo, e não apenas de uma empresa de mercado”.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, verificou a reportagem do blog de que um parlamentar assumiria a direção da Petrobras. Na sexta-feira, haverá um anúncio formal (30).

Artigos recomendados

De acordo com as declarações de Prates, as regras que o governo, na qualidade de governo e acionista majoritário, serão seguidas pela Petrobras. Mas é seguro supor que todas as partes envolvidas pesarão os benefícios da produção de petróleo e combustível no Brasil contra a perda potencial de lucro para seus investidores.

Hoje, o Preço de Paridade Internacional (PPI) é utilizado pela Petrobras para determinar o preço de varejo do diesel e da gasolina vendidos às distribuidoras.

Adotada em 2016 no governo de Michel Temer (MDB), essa estratégia foi condenada tanto pelo atual governo quanto pelo próximo (durante a campanha, Lula fez a famosa declaração: “Não posso enriquecer o acionista e empobrecer a dona de casa “).

O governo já havia regulado os preços e, em um esforço para controlar a inflação, a Petrobras vendia gasolina e diesel abaixo dos custos de mercado.

Lula enfrenta uma série de problemas, incluindo o aumento do preço da gasolina, em seus primeiros dias no cargo. Isso se deve ao fato de que a suspensão de impostos federais, vencedora das eleições de Bolsonaro, expira neste próximo sábado (31). O Centro Brasileiro de Infraestrutura prevê que o preço do galão de gasolina, do galão de etanol e do galão de diesel aumentará R$ 0,69 como resultado.

Transição energética sem abrir mão do petróleo

O novo presidente da Petrobras também afirmou que fará da facilitação da transição energética da empresa sua principal prioridade, sem deixar as operações de petróleo de lado.

Um plano realista e frutífero para a empresa será desenvolvido após passar os primeiros meses, acessando todas as situações de cada unidade da organização, como diz Prates.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR