O Ford F-8500 foi introduzido como o primeiro cavalo mecânico da Ford no Brasil. Equipado com um motor Detroit 6V53, que gerava 202 cavalos de potência a 2800 RPM e um torque de 61 kgfm a 1800 RPM, o F-8500 parecia promissor. No entanto, problemas técnicos e falta de aceitação do público selaram seu destino.
Mesmo que a Ford não fabrique mais caminhões no Brasil, é importante lembrar a história de modelos como o Ford F-8500. Este caminhão foi lançado na década de 70, quando a Ford tentou recuperar seu espaço no mercado com uma nova linha de caminhões, incluindo o F-350 e o F-700.
O Ford F-8500 destacava-se pelo motor Detroit 6V53, que operava em um ciclo de dois tempos. Isso significava que as quatro etapas do funcionamento do motor – admissão, compressão, combustão e escape – eram executadas em uma única rotação do virabrequim, o que tornava o processo mais eficiente em teoria. No entanto, na prática, essa característica exigia mudanças de marcha em rotações mais altas, o que não agradou aos motoristas brasileiros.
Além disso, o F-8500 possuía uma capacidade de tração máxima de 30,5 toneladas e uma massa de 4712 kg quando pronto para operar
Ele poderia transportar até 19.785 kg de carga útil, além do combustível e do condutor. A suspensão dianteira utilizava feixes de mola semi-elípticas e amortecedores telescópicos, enquanto a traseira tinha um arranjo de molas que suportava até 10.430 kg.
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Mesmo com essas especificações impressionantes, o Ford F-8500 enfrentou dificuldades significativas. O motor de dois tempos não foi bem aceito, possivelmente por causa da necessidade de operar em rotações mais altas e pela falta de profissionais qualificados para mantê-lo. Além disso, a falta de suporte técnico adequado e a resistência do mercado nacional contribuíram para seu fracasso.
O Ford F-8500 foi descontinuado em 1979, após apenas dois anos de produção. Embora tenha sido um projeto ambicioso, não conseguiu alcançar o sucesso desejado pela Ford. Esta história destaca como até mesmo grandes empresas podem enfrentar desafios inesperados ao introduzir novas tecnologias no mercado.
Lembro do som e do “sobro” dele. Quando andava na terra a poeira que fazia era um absurdo.
Deveria ter sido o motor Detroit 6V71.
estes caminhões da Ford foram uma praga aqui no Brasil. nunca tinha freio causando várias mortes. a for americana com caminhões ótimos trazer um atraso de caminhão para quem comprou. vc. estava andando com o caminhão quebrava o rolamento traseiro e a roda passava por vc. e entrava no mato. quando ficava sem freio por nada. quando a ford lançou o Ford cargo os problemas acabaram. só que a for parou com os caminhões que eram ótimos superior aos Mercedes e foi embora do Brasil. vai entender cansaram de ganhar dinheiro.
Trabalhei com um F.8.500, transporte de peixe, não tinha prá ninguém na estrada, até o Dinossauro da cometa ficava prá trás
Tive um no toco.
Quem assobiava era ele.
Pra época era muito forte no toco.
Quebrei três diferenciais puchando cebola na Mostardas rs.
Não lembro mas parece que era FT 8500