O CCJ do Senado bane venda de veículos movidos a diesel e gasolina em 2030, abre espaço para energia renovável e ameaça o petrolífero

Veículos energia renováveis Senado diesel e gasolina

Em 2040 será proibida a circulação total de automóveis que funcionam a base  de diesel e gasolina, até mesmo outros combustíveis fósseis. O mercado para Biocombustível e renovável entrará em um novo patamar histórico caso seja aprovado na CMA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprova a extinção de carros movidos a diesel e gasolina no Brasil nesta quarta-feira(12), que pode significar um passo importante para o mercado de energia renovável no país e menos emissão de dióxido de carbono na atmosfera, que é o principal objetivo do Projeto de Lei do senador Ciro Nogueira (PP-PI). Esta medida pode minar os planos da industria de petróleo e empreendimentos previstos para além destas datas.

Conforme descrito na PLS 304/2017, as tecnologias existentes já disponibilizadas pelo mercado permitem a troca de veículos que funcionam com gasolina e diesel, estes que são os maiores poluidores globais que segundo pesquisas, maximizam o aquecimento do planeta.

Biocombustíveis não estão na lista de banimento porque já estão estabelecidos na economia do Brasil. Os carros elétricos é a grande tendência de nossa era, com crescimento global e bem aceitos, inclusive por aqui.

Mais algumas exceções

Apesar deste avanço, o projeto prevê exceções bem específicas para alguns tipos de veículos movidos a combustíveis fósseis:

  • Automóveis de coleção
  • veículos oficiais e diplomáticos
  • carros de visitantes estrangeiros

Ciro Nogueira endossa que essa é a trilha natural que outros países já vem fazendo “O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040, a Índia, a partir de 2030, e a Noruega, já em 2025”, conclui.

TENHA UM CV ESPECÍFICO PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS

Você gostaria de ter um currículo desenvolvido especialmente para uma vaga no meio marítimo, em plataforma, offshore ou cabotagem? Adquira seu currículo offshore formatado e específico aqui📄
Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.