MENU
Menu
Início O adeus do número 1 da FIAT: motor FIRE sai de cena e se despede após quatro décadas de história

O adeus do número 1 da FIAT: motor FIRE sai de cena e se despede após quatro décadas de história

21 de fevereiro de 2024 às 22:15
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
fiat, motor, motor fire
Foto: Rep. Wikimedia

O memorável Fiat Motor Fire está se despedindo depois de longos 40 anos de existência

O emblemático motor Fiat Fire, conhecido por sua confiabilidade e simplicidade, está prestes a sair de cena no Brasil. Após quase 40 anos de serviços prestados, a icônica linha de motores será descontinuada devido às novas regulamentações de emissões veiculares, de acordo com o site Auto Esporte.

O motor Fiat Fire foi pioneiro em sua época, sendo o primeiro da marca italiana a ser montado em uma linha robotizada, o que aumentou a eficiência produtiva e reduziu custos. Sua história remonta a 1985 na Europa, e chegou ao Brasil em 2000, substituindo os motores Fiasa em modelos como Uno, Palio e Siena.

Artigos recomendados

Evolução e adaptações do motor fire

Ao longo dos anos, o motor Fire passou por diversas evoluções para se manter competitivo e atender às demandas do mercado. Em 2010, foi lançado o Fire Evo, com melhorias significativas em desempenho e eficiência. Em 2022, o motor foi atualizado para atender às normas do Proconve L7, mostrando sua capacidade de adaptação e longevidade.

Apesar de sua história de sucesso, o motor Fire foi perdendo espaço para a família Firefly, mais moderna e eficiente, equipando modelos como Argo, Cronos, Strada e Pulse. A Strada, por exemplo, abandonou o motor Fire em favor do Firefly em 2023.

O fim de uma era

Com a descontinuação do Fiat Mobi com motor Fire em 2025, a linha de produção do motor 1.4 será encerrada, marcando o fim de uma era para o icônico motor. A Stellantis, grupo detentor da marca Fiat, também deve substituir o motor 1.4 em Fiorino e Partner Rapid pelo Firefly até o fim de 2024.

O motor Fiat Fire deixará saudades para os amantes da marca italiana, mas seu legado de confiabilidade e simplicidade continuará presente na memória dos brasileiros. Sua despedida marca o fim de uma era e o início de uma nova fase de inovação e eficiência para a Fiat.

Inscreva-se
Notificar de
guest
Seus comentários são moderados antes de serem aprovados ou não! Portanto, estão proibidos os seguintes termos: palavras de baixo calão, ofensas de qualquer natureza e proselitismo político. A infração destas regras ocasionará na impossibilidade de comentar e até mesmo exclusão de seu cadastro. Seus comentários, perfil e atividades são vistos por MILHÕES DE PESSOAS, então aproveite esta janela de oportunidades e faça seu cadastro aqui ou faça login com suas redes sociais.
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
0 0 Votos
Avalie o Artigo

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x