MENU
Menu
Início Novo robô-escavadeira revolucionará canteiro de obras na Construção civil aposentando trabalhadores com sua capacidade de construir uma parede com 6 metros de altura e 65 de comprimento – sem qualquer interferência humana!

Novo robô-escavadeira revolucionará canteiro de obras na Construção civil aposentando trabalhadores com sua capacidade de construir uma parede com 6 metros de altura e 65 de comprimento – sem qualquer interferência humana!

20 de abril de 2024 às 19:43
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Novo robô- escavadeira - obras - construção - construção civil
Novo robô- escavadeira revolucionará a Engenharia e Construção civil aposentando pedreiros, arquitetos e mestre de obras – Forbes

A era da construção civil manual está chegando ao fim! A Suíça apresentou recentemente um novo robô para construção civil que promete ‘facilitar’ a vida dos trabalhadores. O robô-escavadeira é capaz de construir muros enormes sem a intervenção humana. Será o fim dos pedreiros?

Engenheiros do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) apresentaram um novo robô-escavadeira capaz de construir um muro de pedra de seis metros de altura e 65 de comprimento. Automatizado a partir de uma escavadeira, o robô na construção civil, chamado de HEAP, partiu de um projeto digital, escavou a base do muro e então colocou as pedras até que o muro alcançasse as especificações. Não perca essa oportunidade de conhecer essa tecnologia incrível! Acompanhe as últimas novidades sobre o robô-escavadeira e descubra como ele está mudando o mundo da construção civil.

Novo robô na construção civil conseguiu atingir 82% de precisão

O HEAP (Escavadeira Hidráulica para Propósito Autônomo), utilizando sensores, conseguiu esquadrejar de forma autônoma o canteiro de obras e localizar o ponto da construção e os blocos de construção, as pedras disponíveis para a construção do muro.

Artigos recomendados

Ferramentas desenvolvidas especificamente e abordagens de visão de máquina possibilitam que o novo robô-escavadeira escaneie as pedras e agarre a que melhor atende suas demandas de preenchimento do muro, o que ela faz com 82% de precisão e um erro posicional médio de apenas 10 cm.

Isso dispensa a fase de acabamento do muro de pedra, visto que nas construções manuais, os trabalhadores devem usar pás ou as mãos para adicionar pedras de suporte, cascalho, terra ou até mesmo argamassa.

O processo de construção foi adaptado para o uso da escavadeira autônoma, uma escavadeira móvel Menzi Muck M545 modificada de 12 toneladas. Para selecionar uma pedra, um algoritmo determina a melhor posição para cada pedra, desenvolvendo um mapa digital em 3D. O novo robô na construção civil então conduz a tarefa sozinho, colocando as pedras no local desejado.

Novo robô-escavadeira pode colocar uma pedra a cada 12 minutos

A máquina autônoma é capaz de colocar de 20 a 30 pedras em apenas uma única remessa, o que significa mais ou menos uma pedra colocada no muro a cada 12 minutos, parece lento, mas é quase a mesma quantidade alcançada por um operador humano treinado em uma máquina de operação manual.

Segundo a equipe responsável pelo projeto, o componente principal da pesquisa é um algoritmo de planejamento paralelizado e uma interface de software personalizada que une semeadura de candidatos baseada em recursos com heurísticas adaptadas de métodos tradicionais de alvenaria, registro escrito, simulação de corpo rígido e classificadores aprendidos a fim de selecionar e posicionar pedras a partir de um inventário de objetos digitalizados, de forma que elas se alinhem com uma superfície alvo especificada pelo projetista.

Vale lembrar que o uso de um robô-escavadeira também é um projeto que outros centros de pesquisa têm desenvolvido. A startup norte-americana Built Robotics, por exemplo, foi fundada em 2017 para comercializar este novo robô na construção civil. Segundo o CEO da startup, Noah Ready-Campbell, equipamentos totalmente autônomos serão comuns nos canteiros de obras antes que os carros autônomos se tornem populares.

Como o robô-escavadeira se posiciona no canteiro de obras?

O novo robô da construção civil suíço utiliza GPS e sensores LiDAR montados na cabine e no braço para fornecer modelos do ambiente, das pedras disponíveis e da parede em construção. Isso possibilita ao sistema adaptar-se ao terreno local e levar em conta quaisquer assentamentos e desvios inesperados ao longo do processo de construção.

Contudo, o robô-escavadeira não possui a navegabilidade de um carro autônomo, o que significa que um operador humano deve guiá-la de um ponto do canteiro de obras para outro, sobretudo quando há outros trabalhadores ou veículos envolvidos na obra.

A alta capacidade de carga útil, alcance e manobrabilidade da escavadeira facilitaram a produção de várias estruturas de demonstração de grande porte, constituídas por dezenas ou centenas de elementos.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x