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Novo motor de 1 tempo de 500cc oferece eficiência e potência equivalente a um motor de 2000cc, quatro vezes superior aos motores tradicionais

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/01/2024 às 23:44
Atualizado em 05/01/2024 às 19:39
Novo motor de 1 tempo de 500 cc oferece desempenho comparável a motores de 2000 cc
Foto: Reprodução/Youtube

Desenvolvimento de um revolucionário motor de 1 tempo de 500cc em andamento, oferecendo a eficiência e potência equivalente a um motor de 2000cc, quatro vezes superior aos motores tradicionais.

Em 2019, a INNengine, uma empresa inovadora da Espanha, anunciou o desenvolvimento de um revolucionário motor de 1 tempo. Embora este novo motor de 2000cc mantenha o uso de pistões e cilindros, ele se distingue por uma configuração única e a incorporação de várias tecnologias avançadas. Mais compacto e leve que os motores convencionais de pistões e cilindros disponíveis no mercado, ele se equipara em potência a um motor de 2000cc. Promete não apenas uma eficiência aprimorada, mas também um desempenho superior.

Empresa conta com dois conceitos de motor de 1 tempo

A INNengine patenteou e desenvolveu dois conceitos de motor de 1 tempo, sendo eles o e-REX e o REX-B. Os dois modelos contam com tecnologia de motor 1Stroke, patenteada pela marca. Desta forma, eles possuem 4 vezes mais potência do que um motor de quatro tempos convencional e duas vezes mais que um motor de dois tempos.

O propulsor E-REX, equivalente a um motor de 2000cc, foi desenvolvido para substituir os motores de 4 tempos convencionais e todas as aplicações atuais e muito mais.

A sua tecnologia de ponta reduz o consumo e as emissões de poluentes em comparação com qualquer motor de 4T moderno, ao mesmo tempo que é 4 vezes mais potente e compacto. Depois de centenas de horas de testes e de ter alimentado um carro de demonstração, o seu motor e-REX alcançou o TRL6 e está no caminho certo para atingir o TRL9.

Já o REX-B é uma simplificação do e-REX apenas em conceito, entretanto não em qualidade. Construído para satisfazer os padrões da indústria aeroespacial, o REX-B substituirá os motores 2Stroke nas aplicações onde a potência bruta, a simplicidade, a ultracompacidade e o custo são apenas desejáveis, mas não fundamentais.

Novo motor de 1 tempo é 70% mais leve 

Segundo a empresa desenvolvedora, se o cliente pudesse escolher um motor dos sonhos para aplicações de longo alcance, ele deveria ser leve e pequeno para deixar espaço extra para baterias e motores, teria vibração 0 para não interferir na experiência elétrica suave. E como os carros elétricos já são suficientemente caros, teriam de ser simples e baratos de se produzir.

O novo motor de 500cc, equivalente a 2000cc, é tudo isso e muito mais, sendo mais eficiente que um motor tradicional, entretanto, menor e duas vezes mais potente que um motor de 2 tempos.

Sem cambota, válvulas, sem árvores de cames ou cabeça de cilindro, o novo motor de 1 tempo é 55% mais pequeno e 70% mais leve do que qualquer outro motor. As partes móveis do propulsor e o equilíbrio o tempo todo e em todos os três planos fazem a retirada da vibração.

Utilizações do novo motor de 500cc

Atualmente, a empresa está atuando com o CMT da Universidade de Valência para desenvolver o e-REX para satisfazer o padrão europeu de emissões (EU7) quando for implementado em 2025. Olhando ainda mais longe, a empresa fará do novo e-REX, equivalente a um motor de 2000cc, o motor de hidrogênio verde perfeito para atingir 0 emissões.

Apesar do objetivo a médio prazo ser o EU7 Ready, há diversas aplicações onde a empresa espera implementar o e-REX mais cedo. Entre elas estão:

Aviação: Seu tamanho, peso e compactação de potência, assim como a falta de vibração, fazem dele um motor perfeito para alimentar drones e aeronaves, suprimindo a necessidade de turbina extra.

Gerador de Energia: Toda nova geração de geradores portáteis, ultraeficientes e ultraleves, projetados especificamente para atender aos requisitos mais exigentes nos locais e menos acessíveis. 

Marítimo: A empresa também implementou sua solução aos sistemas hidráulicos de iate/barco. Além das vantagens já mencionadas, o motor também funciona bem de cabeça para baixo, protegendo contra qualquer mau funcionamento em caso de capotamento.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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