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Novo caminhão surpreendente da Scania possui tecnologia brasileira, é movido a gás e tem autonomia para 900 quilômetros

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 15/07/2023 às 11:22
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Foto: reprdoução. Fonte: Estadão

O novo caminhão da Scania conta com uma tecnologia exclusiva feita em solo brasileiro e autonomia surpreendente

A Scania, empresa líder na transição para um setor de transportes mais sustentável, acaba de anunciar o lançamento de um projeto de tecnologia pioneiro no Brasil: o Scania X-gas, o primeiro caminhão do país com autonomia de 900 km movido a gás natural veicular e/ou biometano. Além disso, a empresa também confirmou que em 2024 será introduzida mais uma opção de tecnologia para a família de veículos a gás: o motor de 460 cavalos de potência. A empresa também confirmou que ao longo de 2024 será lançada mais uma opção para a família a gás: o motor de 460 cavalos de potência, de acordo com o site PetroNotícias. 

Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, destacou que a tecnologia do Scania X-gas é motivo de orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte para torná-lo mais sustentável no país. “Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410cv a gás, vendidos desde 2019. A partir do último trimestre do ano, este novo modelo com tecnologia já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação. Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas”, afirmou.

O novo caminhão da Scania

O Scania X-gás é um modelo com tecnologia G 410 8×2, com chassi rígido. Seu motor possui 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000 Nm, sendo o propulsor mais potente nesta categoria 8×2. Com uma distância entre-eixos de 6.950 mm, o veículo pode acomodar 16 cilindros de gás, oito de cada lado, nas laterais da longarina. São oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95 litros. 

O volume total suporta 406 metros cúbicos de gás, o que possibilita ao veículo percorrer cerca de 900 km. O caminhão tem capacidade para transportar até 30 pallets, obedecendo às leis vigentes, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

Gallao também ressaltou que desde o lançamento da linha movida com a tecnologia de gás, a empresa tem ouvido pedidos dos clientes por uma opção com maior autonomia. “Está chegando este momento. Eles ainda pediam uma solução nessas características para poder operar em rotas mais longas e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, já que o fornecimento do gás está avançando a cada ano. A cadeia do biometano, combustível 100% sustentável, também está se expandindo, embora em passos mais curtos. A Scania é quem começou a puxar esta tendência, e segue protagonista desde 2014, atraindo cada vez mais parcerias com clientes, embarcadores, poder público, distribuidores e produtores de gás e biometano”, declarou.

Transportes mais sustentáveis

A Scania está empenhada em liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável e com mais tecnologia. Segundo a empresa, os veículos elétricos são o futuro, mas a passagem do modal diesel deve contar com a solução a gás como intermediária, seguindo o exemplo da Europa. 

No Brasil, a Scania é pioneira na introdução de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano, e já vendeu 750 modelos desde 2019. Os motores já são Euro 6 desde a chegada da Nova Geração ao país, em 2018. Os caminhões Scania movidos a gás possuem motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos, não sendo convertidos do diesel para o gás. Eles possuem garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente, oferecendo força semelhante ao diesel.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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