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Nova turbina revolucionária a hidrogênio líquido é testada com sucesso por Safran, Turbotech e Air Liquide, marcando uma nova na aviação 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 18/01/2025 às 01:23
Nova turbina revolucionária a hidrogênio líquido é testada com sucesso por Safran, Turbotech e Air Liquide, marcando uma nova na aviação 
Imagem: Divulgação – Safran

Empresas desenvolvem e testam um motor com turbina movida a hidrogênio líquido que promete revolucionar a aviação. Nova turbina a hidrogênio líquido promete alavancar sustentabilidade no setor.

A Turbotech, Safran e a Air Liquide informaram nesta semana o sucesso nos testes do primeiro motor com nova turbina movida a hidrogênio líquido para o mercado de aviação leve, no Campos Tecnológico de Air Liquide em Grenoble, França. Em setembro de 2024, as três empresas concluíram testes de demonstração em solo de um motor aeronáutico com turbina a hidrogênio líquido com base em um ciclo regenerativo ultraeficiente e alimentado por um tanque de hidrogênio líquido.

Motor com turbina movida a hidrogênio líquido está em desenvolvimento desde 2022

Este teste de demonstração do motor com nova turbina a hidrogênio líquido faz parte do projeto BeautHyFuel para explorar soluções de propulsão a hidrogênio para aeronaves leves.

Com o apoio da Autoridade de Aviação Civil Francesa (DGAC) como parte do programa de estímulo pós-Covid do país, o BeautHyFuel é liderado pela Turbotech e Elixir Aviation em parceria com Safran, Air Liquide e Daher.

Esta demonstração segue uma primeira fase de teste em janeiro de 2024, no site da ArianeGroup em Vernon, França, utilizando hidrogênio armazenado em forma gasosa para realizar uma caracterização inicial do motor.

Nesta segunda fase de teste, o motor com nova turbina movida a hidrogênio líquido, foi acoplado a um sistema de armazenamento criogênico (-250ºC) desenvolvido pela Air Liquide para demonstrar a integração completa de um sistema de propulsão replicando todas as funções em uma aeronave completa.

O projeto de pesquisa conjunto BeautHyFuel foi desenvolvido em junho de 2022 com o objetivo de projetar e testar em terra um sistema de propulsão a hidrogênio classificado para aviação leve e desenvolver uma metodologia para que possa ser certificado para instalação em aeronaves já existentes.

Nova turbina a hidrogênio líquido representa um grande avanço rumo à sustentabilidade no setor de aviação

O BeautHyFuel se beneficia da combinação única das tecnologias de turbina leve ultraeficientes da Turbotech, da experiência da Safran como fabricante de motores de aviação e designer de sistemas de combustível, das tecnologias de armazenamento criogênico de hidrogênio da Air Liquide para propulsão aeroespacial, do papel da Elixir como fabricante de aviões leves inovadores e da experiência da Daher no desenvolvimento, certificação, produção e manutenção de aeronaves.

Segundo Damien Fauvet, CEO da Turbotech, este novo motor com turbina a hidrogênio líquido é um grande avanço na transição para a propulsão de aeronaves totalmente descarbonizada, que estará pronta para voar assim que o mundo produzir hidrogênio verde em massa. 

O objetivo deste trabalho foi alcançar uma densidade de energia parecida a um sistema tradicional de combustível Avgas ou Jet A-1, levando em conta as restrições associadas a retrofit, operacionalidade e certificação de uma solução de propulsão criogênica de hidrogênio.

O projeto do motor com turbina movida a hidrogênio líquido foi um sucesso completo e rápido, graças a um notável esforço em equipe das grandes empresas e PMEs envolvidas.

Benefícios do projeto para as empresas envolvidas

Segundo Pierre-Alain Lambert, VP de Programas de Hidrogênio, Safran, esta segunda etapa marca a conclusão bem-sucedida do projeto.

Ao acoplar sua tecnologia ao sistema de armazenamento criogênico da Air Liquide, que fornece a densidade de energia necessário para aplicações aeronáuticas, demonstramos que uma solução completa de propulsão de alta tecnologia com zero emissões de carbono em voo é possível e que pode ser integrada diretamente em aeronaves leves.

Para a Safran, o motor com turbina a hidrogênio líquido completa a gama de projetos exploratórios ágeis e em pequena escala que tem conduzido, os quais são particularmente valiosos para enfrentar desafios específicos na propulsão a hidrogênio para a aviação comercial. Segundo o VP de Tecnologias Avançadas da Air Liquide, Xavier Traversac, a descarbonização exige uma colaboração próxima entre os vários atores da indústria.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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