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Nova tecnologia promete recarga instantânea para carros elétricos, mudando o futuro da mobilidade e eliminando as filas nos postos de carregamento

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/01/2025 às 01:19
Nova tecnologia promete recarga instantânea para carros elétricos
Foto gerada por IA

Nova tecnologia chinesa promete recarga instantânea para carros elétricos. Saiba como funciona a tecnologia da chinesa CATL que promete mudar o setor automotivo até 2030.

O tempo de carga das baterias, sem dúvidas, é um dos principais obstáculos para a popularidade dos carros elétricos. Mesmo com carregadores potentes disponíveis no mercado, o processo pode levar mais de uma hora, o que limita a praticidade desses veículos. Contudo, a gigante chinesa CATL desenvolveu uma nova tecnologia de recarga instantânea para carros elétricos.

Recarga instantânea para carros elétricos não é algo inédito

A Contemporary Amperex Technology (CATL), gigante chinesa no setor de baterias, desenvolveu uma nova tecnologia inovadora para resolver o problema do tempo de carga.

O sistema permite a troca de baterias descarregadas por carregadas, possibilitando uma recarga instantânea para carros elétricos. O novo avanço, que promete revolucionar o setor, foi apresentado durante a conferência Choco-Swap, em Xiamen.

A nova tecnologia de carros elétricos da empresa chinesa promete reduzir significativamente o tempo de recarga dos carros elétricos. O sistema de troca rápida permite que as baterias sejam substituídas em segundos, facilitando assim o uso dos modelos, equiparando-o ao abastecimento tradicional.

Vale destacar que esta solução de recarga instantânea para carros elétricos não é totalmente inédita, contudo, agora foi aprimorada. Introduzida na China em 2022, a abordagem foi ampliada para escalas maiores, como estações de troca padronizadas que visam facilitar a adoção por montadoras. A CATL introduziu duas baterias padronizadas, os modelos #20 e #25, que são adaptáveis a vários veículos que utilizam tecnologias LFP e NMC.

A versão #20 LFP é feita de fosfato de ferro-lítio e tem capacidade de 42 kWh, além de autonomia de aproximadamente 400 km. Já a variante #20 NMC entrega 52 kWh e alcance de até 500 km, sendo feita com óxido de cobalto, manganês, níquel e lítio. No caso da bateria #25 LFP, são 56 kWh e 500 km. A última opção, #25 NMC, entrega capacidade de 70 kWh e autonomia de 600 km.

Benefícios da nova tecnologia

A grande vantagem da nova tecnologia está no tempo similar ao abastecimento tradicional. A recarga instantânea para carros elétricos é vantajosa para viagens longas e frotas comerciais, onde a propriedade da bateria é menos importante. Apesar da novidade, o sistema de substituição rápida pode ser temporário. 

Especialistas acreditam que o avanço das tecnologias de recarga ultrarrápida e baterias de alta densidade energética tornará desnecessário uso das estações de troca. A CATL planeja inaugurar mil estações de troca de bateria na China em 2025 e atingir 30 mil estações até 2030.

O custo de assinatura do serviço é de 369 yuans mensais, cerca de R$ 315. Desta forma, a inovação da CATL pode transformar a recarga de veículos elétricos. Ao reduzir o tempo de abastecimento, o sistema promete facilitar a adoção desses veículos pelo consumidor global.

Outras iniciativas da CATL para revolucionar o mercado de carros elétricos

A alegria da promessa de recarga instantânea para carros elétricos esbarra em alguns desafios. O plano da CATL não tem chances de seguir em frente se os governos não investirem em estações de recarga e as montadoras de veículos em padronização das baterias, tendo em vista que com tantos modelos diferentes circulando por aí, a implementação tende a ser mais complexa.

Contudo, do contrário, se tudo der certo, a mobilidade elétrica poderá, enfim, se tornar uma solução mais prática e sustentável.

De olho nessa evolução, a CATL está criando uma nova tecnologia para carros elétricos, como citado anteriormente. Curiosamente, alguns especialistas afirmam que até mesmo as estações de troca podem, em breve, se tornar obsoletas.

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Georges
Georges(@opapamailgmail-com)
Member
21/01/2025 07:11

Muita tecnologia ainda está por vir nessa área. Para nós o calcanhar de Aquiles é o recarregamento, tempo e pontos dosponíveis a nível nacional. Resolvidp isso e a briga vai ser forte.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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