Nova tecnologia chinesa promete recarga instantânea para carros elétricos. Saiba como funciona a tecnologia da chinesa CATL que promete mudar o setor automotivo até 2030.
O tempo de carga das baterias, sem dúvidas, é um dos principais obstáculos para a popularidade dos carros elétricos. Mesmo com carregadores potentes disponíveis no mercado, o processo pode levar mais de uma hora, o que limita a praticidade desses veículos. Contudo, a gigante chinesa CATL desenvolveu uma nova tecnologia de recarga instantânea para carros elétricos.
Recarga instantânea para carros elétricos não é algo inédito
A Contemporary Amperex Technology (CATL), gigante chinesa no setor de baterias, desenvolveu uma nova tecnologia inovadora para resolver o problema do tempo de carga.
O sistema permite a troca de baterias descarregadas por carregadas, possibilitando uma recarga instantânea para carros elétricos. O novo avanço, que promete revolucionar o setor, foi apresentado durante a conferência Choco-Swap, em Xiamen.
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A nova tecnologia de carros elétricos da empresa chinesa promete reduzir significativamente o tempo de recarga dos carros elétricos. O sistema de troca rápida permite que as baterias sejam substituídas em segundos, facilitando assim o uso dos modelos, equiparando-o ao abastecimento tradicional.
Vale destacar que esta solução de recarga instantânea para carros elétricos não é totalmente inédita, contudo, agora foi aprimorada. Introduzida na China em 2022, a abordagem foi ampliada para escalas maiores, como estações de troca padronizadas que visam facilitar a adoção por montadoras. A CATL introduziu duas baterias padronizadas, os modelos #20 e #25, que são adaptáveis a vários veículos que utilizam tecnologias LFP e NMC.
A versão #20 LFP é feita de fosfato de ferro-lítio e tem capacidade de 42 kWh, além de autonomia de aproximadamente 400 km. Já a variante #20 NMC entrega 52 kWh e alcance de até 500 km, sendo feita com óxido de cobalto, manganês, níquel e lítio. No caso da bateria #25 LFP, são 56 kWh e 500 km. A última opção, #25 NMC, entrega capacidade de 70 kWh e autonomia de 600 km.
Benefícios da nova tecnologia
A grande vantagem da nova tecnologia está no tempo similar ao abastecimento tradicional. A recarga instantânea para carros elétricos é vantajosa para viagens longas e frotas comerciais, onde a propriedade da bateria é menos importante. Apesar da novidade, o sistema de substituição rápida pode ser temporário.
Especialistas acreditam que o avanço das tecnologias de recarga ultrarrápida e baterias de alta densidade energética tornará desnecessário uso das estações de troca. A CATL planeja inaugurar mil estações de troca de bateria na China em 2025 e atingir 30 mil estações até 2030.
O custo de assinatura do serviço é de 369 yuans mensais, cerca de R$ 315. Desta forma, a inovação da CATL pode transformar a recarga de veículos elétricos. Ao reduzir o tempo de abastecimento, o sistema promete facilitar a adoção desses veículos pelo consumidor global.
Outras iniciativas da CATL para revolucionar o mercado de carros elétricos
A alegria da promessa de recarga instantânea para carros elétricos esbarra em alguns desafios. O plano da CATL não tem chances de seguir em frente se os governos não investirem em estações de recarga e as montadoras de veículos em padronização das baterias, tendo em vista que com tantos modelos diferentes circulando por aí, a implementação tende a ser mais complexa.
Contudo, do contrário, se tudo der certo, a mobilidade elétrica poderá, enfim, se tornar uma solução mais prática e sustentável.
De olho nessa evolução, a CATL está criando uma nova tecnologia para carros elétricos, como citado anteriormente. Curiosamente, alguns especialistas afirmam que até mesmo as estações de troca podem, em breve, se tornar obsoletas.
Muita tecnologia ainda está por vir nessa área. Para nós o calcanhar de Aquiles é o recarregamento, tempo e pontos dosponíveis a nível nacional. Resolvidp isso e a briga vai ser forte.