Nordeste se destaca na produção de energia limpa. Fórum GD Nordeste, em agosto, discutirá geração distribuída, armazenamento de energia e operação de parques solares.
O Nordeste brasileiro surge como uma área promissora na produção de energia renovável. Devido ao seu imenso potencial, especialmente na geração distribuída através de fontes como o sol, a região atrai cada vez mais investidores e especialistas. Em agosto, um fórum especializado será realizado para discutir essas oportunidades e desafios, focando nas melhores práticas e inovações no setor.
Um dos pontos chave será o debate sobre a energia solar, que se destaca como um dos principais métodos de geração de energia na região. Além disso, o evento abordará estratégias para o armazenamento de energia e a operação eficiente de parques solares. Com tanto potencial, o Nordeste está pronto para liderar uma nova era na produção de energia renovável.
Importância da energia na região nordeste
A região Nordeste do Brasil tem desempenhado um papel fundamental para que o país esteja perto de alcançar a marca histórica de 30 GW de potência instalada em 2024. Conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil atingiu novos recordes na geração de energia solar em junho. Nos dias 28 e 29 de junho, foram registradas as marcas de 9.598 MW e 9.960 MW, respectivamente, no subsistema Nordeste. A maior dessas marcas corresponderam a 84,5% da demanda de energia na região naquele momento. Segundo o ONS, foram oito recordes na geração solar somente em 2024, com seis no subsistema Nordeste e dois no Sistema Interligado Nacional (SIN), em janeiro e março.
- BAMIN: Um dos Melhores Lugares para Trabalhar, Premiada pelo GPTW pela Quinta Vez!
- Nova lei do governo ameaça setor de energia renovável no Brasil, podendo afetar 1,8 MIL empregos e prejuízo de R$ 200 MILHÕES por ano
- Mineração em Alta: Demanda por Liderança em Transformação Digital e ESG em 2025
- América Latina e Brasil na Vanguarda da Revolução da Energia Verde e Sustentável
Geração de energia solar no nordeste
Na modalidade de geração distribuída (GD), a região Nordeste atualmente é responsável por 5,8 GW de potência instalada, com Pernambuco como o terceiro estado mais contribuinte, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Informações da agência também indicam que há 21.224 usinas fotovoltaicas instaladas no Brasil, com outras 2.641.323 unidades de geração solar na modalidade de GD. Isso totaliza uma capacidade instalada de geração de energia elétrica de 43,6 GW, aproximadamente 18,7% do total do país, tornando a energia solar a segunda maior fonte de energia do Brasil em termos de potência instalada.
Avanços na armazenagem de energia
A Bahia anunciou recentemente a instalação da primeira fábrica de lítio da América Latina, um desenvolvimento significativo que contribuirá para o mercado de armazenamento de energia, uma das principais oportunidades para o país nos próximos anos. Esse tema, inclusive, será um dos destaques do Fórum GD Nordeste. Nos dias 07 e 08 de agosto de 2024, o Centro de Eventos Recife, em Recife–PE, sediará a 25ª edição do Fórum GD Nordeste. O evento trará uma programação diversificada, abordando temas como armazenamento de energia, operação e manutenção de parques solares em GD, linhas de financiamento e o potencial da região para a produção de energia limpa através da micro e minigeração.
Discussões e Inovações no Fórum GD Nordeste
‘O Fórum GD Região Nordeste, pela primeira vez, chega à cidade de Recife, onde realizamos em 2019 o maior evento de geração distribuída do país. Estamos retornando agora com a intenção de atrair novos investimentos, colocando o estado e a região Nordeste como protagonistas’, destaca Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do Fórum. Especialistas veem o evento como uma oportunidade inovadora para profissionais e entusiastas se atualizarem sobre as tendências que moldam o futuro da energia no Brasil.
Apoio e Participação no Fórum
‘Ter grandes eventos como esse no Nordeste, especialmente no estado de Pernambuco, onde sou presidente da associação pernambucana e, agora, também da nacional, nos deixa muito satisfeitos, sabendo que é um evento sério, com qualidade e foco em agregar valor. Estamos tranquilos em apoiar diretamente o evento’, ressalta Rudinei Miranda, presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas de Energias Renováveis, uma das apoiadoras do evento. Com a participação de especialistas, empresários e representantes do governo, o evento promete ser um marco na discussão sobre o desenvolvimento sustentável e as oportunidades de crescimento para a geração distribuída de energia na região. Para conhecer toda a programação do Fórum GD Nordeste e realizar a inscrição, acesse o site oficial do evento.
Detalhes do Evento
Serviço:
O que: 25ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Nordeste (Fórum GD Nordeste).
Onde: Centro de Eventos Recife, em Recife – Pernambuco.
Quando: 07 e 08 de agosto, das 8h às 18h.
Fonte: © marketing@grupofrg.com.br