NextEra, a maior geradora de energia solar e eólica global, ultrapassa em valor de mercado a petroleira mais valiosa do mundo ExxonMobil

Flavia Marinho
por
-
05-10-2020 10:44:56
em Economia, Negócios e Política
energia solar e petróleo ExxonMobil NextEra energia solar chegou a valer 138,6 bilhões de dólares no mercado, passando a companhia de petróleo Exxon Mobil, outra multinacional americana.

NextEra chegou a valer 138,6 bilhões de dólares no mercado, passando a companhia de petróleo ExxonMobil, outra multinacional americana.

Algo que teria sido inimaginável há uma década atrás ocorreu na última sexta-feira (092/10), NextEra, a maior geradora de energia solar e eólica no mundo, ultrapassou a ExxonMobil’s em capitalização de mercado para se tornar a maior empresa de energia dos EUA. DISA Petrolífera compra todos os ativos da Petrobras Uruguay por 61,7 milhões de dólares

Leia também

NextEra chegou a valer 138,6 bilhões de dólares no mercado, passando a companhia de petróleo Exxon Mobil, outra multinacional americana, que no mesmo momento valia US$ 137,9 bilhões.

A Exxon é a petroleira mais valiosa do mundo. Foi a primeira vez que isso ocorreu.No final da semana, o valor da ExxonMobil estava de volta ao topo, mas se as tendências são alguma indicação, essa posição será temporária.

Como isso aconteceu?

A queda da ExxonMobil, mais do que tudo, é uma função da atual pandemia da Covid-19. Embora o desempenho da empresa na década anterior a 2020 tenha sido pouco brilhante, a empresa ainda valia pouco mais de 300 bilhões de dólares quando o ano começou.

Nove meses depois, esse valor é de US$ 140 bilhões enquanto a empresa enfrenta a queda na demanda de energia provocada pela pandemia.

Sobre a NextEra geradora de energia solar e eólica

A NextEra, baseada na Flórida, tem mais de 200 instalações de geração de energia espalhadas pelos Estados Unidos. A vasta maioria é solar ou eólica e cerca de 10 delas são de outras fontes, como gás natural, nuclear e óleo.

Sua predecessora, a FPL (Florida Power & Light Company), começou a se concentrar em fontes renováveis nos anos 1980 e em 1985 celebrou seu primeiro dia de fornecimento de energia sem usar petróleo.

Em 2009, a companhia adotou o nome atual, NextEra. Seu valor de mercado vem crescendo regularmente e avançou cerca de 66% só nos últimos dois anos, segundo a S&P Global Market Intelligence

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe