Sunita Williams e Butch Wilmore ficaram na Estação Espacial Internacional por quase um ano enquanto a NASA gastava bilhões em outros projetos.
Dois astronautas da NASA ficaram presos na Estação Espacial Internacional (ISS) por mais de nove meses. O motivo? Segundo a própria agência, trazer a dupla de volta antes do planejado seria muito caro.
Sunita Williams e Butch Wilmore chegaram à ISS em 6 de junho de 2023 para uma missão que deveria durar apenas oito dias. No entanto, problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, impediram seu retorno seguro. A NASA poderia ter usado uma cápsula da SpaceX para trazê-los de volta antes, mas descartou essa opção para economizar dinheiro.
NASA escolheu cortar custos em vez de resgatar astronautas
Ken Bowersox, administrador da NASA, revelou que a SpaceX ofereceu várias soluções para trazer os astronautas de volta mais cedo. No entanto, a agência decidiu não gastar mais recursos.
-
China não encontrou caminhão elétrico adequado para mineração, encomendou um do zero, lançou veículo de 140 toneladas com bateria de 770 kWh trocável em 4 minutos e já opera 290 unidades na maior mina de zinco de Xinjiang
-
Meta prepara o Arena, novo aplicativo de previsões que pode usar pontos, aproveitar 3,56 bilhões de usuários e entrar na disputa direta com Polymarket e Kalshi
-
Cientista desafia uma das teorias mais famosas sobre a evolução humana e afirma que o Homo sapiens não passou por uma revolução repentina, mas por milhares de anos de mudanças graduais
-
Aos 15 anos, uma americana construiu um gerador oceânico com cano de PVC e hélice de impressora 3D por R$ 61, ganhou um prêmio nacional, apresentou o projeto na Casa Branca e entrou na lista Forbes 30 Under 30
“Avaliamos a possibilidade de uma missão extra ou de antecipar o retorno da cápsula, mas descartamos essas opções rapidamente, com base no orçamento disponível”, disse Bowersox.
Essa declaração gerou críticas, pois o orçamento da NASA para 2024 foi de cerca de US$ 30 bilhões. Agora, um relatório revelou que a agência gastou milhões de dólares em bolsas e contratos de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), enquanto os astronautas estavam presos no espaço.
Elon Musk afirma que Biden impediu resgate

O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, afirmou que ofereceu ajuda para trazer os astronautas de volta. Segundo ele, o governo Biden recusou a proposta porque um resgate bem-sucedido poderia “fazer Donald Trump parecer bem” nas eleições contra Kamala Harris.
Em agosto de 2023, a NASA anunciou oficialmente sua decisão de manter os astronautas na ISS. Na época, Bill Nelson, administrador da agência, garantiu que “a política não teve nenhum papel nessa decisão”.
A volta para casa está marcada
Agora, após nove meses de espera, Sunita Williams e Butch Wilmore estão finalmente programados para retornar à Terra no dia 16 de março de 2024. Eles viajarão a bordo de uma cápsula da SpaceX, que está acoplada à ISS desde setembro.
Antes da partida, os astronautas passarão dois dias treinando a nova tripulação que chegou à estação. Se tudo correr conforme o planejado, eles pousarão na Terra no domingo.
