Início Multinacional brasileira do Grupo Cosan compra a maior distribuidora de lubrificantes dos Estados Unidos

Multinacional brasileira do Grupo Cosan compra a maior distribuidora de lubrificantes dos Estados Unidos

24 de maio de 2022 às 08:46
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Fonte: Creative Commmons.

Operação coloca a empresa Moove em relevância nos Estados Unidos e estabelece plataforma para desenvolvimento de novos negócios.

A Moove, multinacional brasileira do Grupo Cosan, é uma das maiores fabricantes e distribuidoras de óleos e lubrificantes no país. Ela desenvolve serviços e produtos essenciais para fomentar e oferecer mais eficiência tanto em instrumentos de indústria como em veículos comerciais e de passageiros. A companhia, que está presente em 11 países, nas Américas e na Europa, recentemente expandiu seus negócios nos Estados Unidos com a aquisição da PetroChoice, maior produtora e distribuidora de lubrificantes do mercado estadunidense. A empresa possui ampla gama de produtos de primeira qualidade, incluindo lubrificantes Mobil, além de marcas proprietárias. Sediada na Pensilvânia, opera mais de 50 centros de distribuição, todos localizados estrategicamente em 25 estados, representando aproximadamente 70% do mercado dos Estados Unidos.

A recente aquisição da Moove, a PetroChoice, tem importante atuação no ramo norte-americano de lubrificantes e enorme potencial de desenvolvimento. Isso porque o mercado americano consome cerca de 6 bilhões de litros de lubrificante por ano, sendo assim o segundo maior do mundo, quase seis vezes maior do que o mercado brasileiro. “A PetroChoice serve como pilar importante para nossos planos de crescimento global, e esta compra estabelece a Moove em uma posição de liderança no grande e crescente mercado de lubrificantes dos EUA. Estamos animados para integrar a PetroChoice à nossa companhia e com o futuro sucesso no desenvolvimento do negócio”, disse Filipe Affonso Ferreira, CEO da Moove.

Artigos recomendados

Multinacional brasileira Moove quer crescer ainda mais no ramo de lubrificantes. Compra de PetroChoice dos Estados Unidos é passo importante.
Fonte: Reprodução Google Images

O objetivo da Moove é tornar-se, para além de multinacional brasileira, referência mundial em lubrificantes (Saiba diferenciar lubrificantes verdadeiros dos falsos.). Desde o início da execução do plano estratégico em 2017, a empresa impõe um ritmo de crescimento notável, em que se destaca a multiplicação em 4.5 vezes do EBITDA (Earning before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, LAJIDA, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”) – número esse que representa aumento médio de 35% por ano.

O EBITDA ou LAJIDA, vale dizer, é um termo comumente usado por investidores e por analistas financeiros no estudo de balanços de contabilidade de empresas de capital aberto. Tem como fim medir a produtividade e eficiência de negócios durante os anos. É, portanto, indicador da realidade financeira da empresa. Por esta razão, pode ser usado para realizar exames comparativos e de competitividade, bem como para identificar companhias mais bem ranqueadas no quesito eficiência dentro de determinado segmento. É útil, ainda, para determinar a capacidade de geração de caixa operacional de uma empresa.

Próximos passos da Moove

Uma das prioridades estratégicas da Moove é expandir os negócios não só nas Américas mas também na Europa. Segundo o diretor executivo Filipe, “temos como foco replicar o modelo de negócios desenvolvido a partir da experiência que acumulamos nos nossos principais mercados. Acreditamos na nossa capacidade de criar valor para nossos stakeholders, no suprimento, na manufatura, no marketing até a comercialização dos nossos produtos, já que investimentos consistentemente para a evolução e o fortalecimento de nossos ativos – pessoas, operações e inteligência”.

A operação está em sintonia com a estratégia de crescimento da Moove e a tornará importante player de lubrificantes, contando com poderoso portfólio e diferenciada posição de mercado nas Américas e na Europa.

Mais informações sobre a Moove

Multinacional brasileira do Grupo Cosan, a Moove é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil, presente em onze países, nas Américas (Brasil, Bolívia, Argentina, Estados Unidos, Paraguai  e Uruguai) e Europa (Reino Unido, Portugal, Espanha e França). Desenvolve produtos e serviços especializados em lubrificação essenciais no fomento e oferta de maior eficiência tanto em equipamentos industriais como em veículos comerciais e de passageiros.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes