1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Mudança na Petrobras impulsiona investimentos na exploração de petróleo na margem equatorial do Norte e Nordeste
Localização AP, RN Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Mudança na Petrobras impulsiona investimentos na exploração de petróleo na margem equatorial do Norte e Nordeste

Escrito por Corporativo
Publicado em 22/05/2024 às 17:55
Mudança na Petrobras abre caminho
Foto: Tobias Saldanha

Nova gestão na Petrobras traz perspectivas de crescimento na exploração petrolífera.

A recente nomeação de Magda Chambriard como presidente da Petrobras, substituindo Jean Paul Prates, marca um novo direcionamento para a estatal e abre caminho para investimentos na exploração das vastas reservas de petróleo da margem equatorial do Brasil.

Potencial da margem Equatorial

A margem equatorial se estende por mais de 2.500 quilômetros ao longo da costa brasileira, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, e possui um potencial de produção de 30 bilhões de barris de petróleo. Segundo um estudo da CBIE Advisory, essa região pode elevar a produção nacional em 1,106 milhão de barris por dia a partir de 2029, representando um enorme potencial para o desenvolvimento dos estados do Norte e Nordeste do país.

Magda Chambriard é uma defensora da exploração e produção de petróleo em águas profundas na margem equatorial. Durante seu período como diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), de 2012 a 2016, ela viabilizou a concessão de blocos nessa região, especialmente na 11ª rodada de licitações em 2013.

Impacto econômico e social

Para Carlos Logulo, organizador do Oil & Gas Summit, evento internacional que acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, em março de 2025, a mudança na gestão da Petrobras aponta para uma exploração sustentável das riquezas da margem equatorial.

“A Magda possui um histórico de sucesso na área de exploração de petróleo, com vasta experiência em projetos complexos. Sua visão estratégica e seu conhecimento profundo do setor garantem que a Petrobras esteja preparada para aproveitar as oportunidades na margem”, destaca Carlos.

A exploração de petróleo na margem equatorial tem o potencial de aumentar significativamente a produção no Brasil, contribuindo para a segurança energética do país e gerando divisas. Além disso, essa atividade vai criar milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento econômico das regiões Norte e Nordeste, beneficiadas com receitas através dos royalties.

O Evento Oil & Gas Summit

A Oil & Gas Summit: Margem Equatorial e Transição Energética visa fomentar a discussão em torno das novas soluções energéticas, destacar o papel da margem equatorial no cenário internacional e ser um catalisador de parcerias estratégicas que permitam o desenvolvimento de inovações tecnológicas na indústria de petróleo, gás e energias. Esse evento é essencial para impulsionar a transição energética rumo a um futuro sustentável.

A feira internacional ocorrerá de 19 a 21 de março de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, reunindo especialistas e líderes do setor para discutir as oportunidades e desafios na exploração de petróleo na margem equatorial.

Com a liderança de Magda Chambriard, a Petrobras está posicionada para capitalizar essas oportunidades, promovendo um crescimento significativo no setor de petróleo e gás do Brasil. A exploração na margem equatorial não apenas fortalecerá a posição do país no cenário energético global, mas também trará desenvolvimento econômico e social para as regiões Norte e Nordeste.

Em suma, a mudança na presidência da Petrobras sinaliza um futuro promissor para a exploração de petróleo na margem equatorial do Brasil, com impactos positivos para a economia, a geração de empregos e a segurança energética do país.

Fonte: Tobias Saldanha.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x